Bebidas com gás e açucaradas podem azedar o seu sorriso

Os dentes estão entre as estruturas mais resistentes do corpo humano, ao mesmo tempo, eles são bastante sensíveis e exigem alguns cuidados. A alimentação também tem um forte papel na saúde bucal e desta vez  resolvemos investigar o impacto das bebidas com gás para o seu sorriso.

Pesquisadores da Universidade Birmingham descobriram que beber água com gás não tem um impacto tão negativo nos dentes e no seu sorriso, apesar de ela ser levemente ácida comparada com a água natural.

Já quem opta por água com gás saborizada sofre um efeito tão agressivo para os dentes quanto o de beber um copo suco de laranja . A dica é clara: embora seja uma bebida refrescante e sem açúcar, vale maneirar no consumo.

Bebidas com gás mais açúcar danificam o esmalte dos dentes

O gás combinado ao açúcar presente nos refrigerantes, por outro lado, provoca um efeito bastante agressivo sobre o esmalte dos dentes. “Ácidos e subprodutos do açúcar presente nessas bebidas desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação da cárie. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental”, alerta Leonardo Colombo Zeidan (CRO-SP 93.935), especialista em Prótese Dentária, Mestre e Doutor em Dentística.

Esse efeito é de médio prazo, ou seja, vale a pena uma maior atenção às bebidas: “infelizmente, o esmalte não se regenera. Para aliviar a dor, pode-se usar um creme dental dessensibilizante com baixa abrasividade, aplicação de selantes ou agentes adesivos para reduzir a progressão da erosão e a aplicação de flúor ajuda a aumentar a resistência dos dentes aos alimentos ácidos”, informa Leonardo.

Bebidas doces com gás: beba com moderação!

Para minimizar esses efeitos, a dica é moderação! Todo mundo pode continuar desfrutando das águas saborizadas com gás ou dos refrigerantes, mas dê preferência para bebidas que contenham menos açúcar e ácidos, como água pura, leite e suco 100% natural – vale checar o rótulo das embalagens dos sucos industrializados ou preferir o suco feito com polpa natural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *