Projeto de horta escolar incentiva educação ambiental em Macapá
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/w/g/2jvNTYT4WOzjWnXbdGpA/4.jpg)
olocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos da escola estadual Professor Gabriel de Almeida Café, localizada no Centro de Macapá.
O projeto “Semente do Amanhã”, idealizado pela historiadora e professora Lucineide Oliveira e a professora de artes Sanhi Dantas, começou a ser implantado na escola em setembro e a horta foi inaugurada no dia 20 de dezembro.
As atividades, que iniciaram com apenas uma turma, acabou envolvendo toda a comunidade escolar e têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa, além da ocupação de um espaço ocioso no prédio da escola.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/q/m/8BcisnTI2G1Rvs0peAPg/2.jpg)
Horta funciona em espaço que era ocioso da escola (Foto: Semente do Amanhã/Divulgação)
“Os alunos ocuparam o espaço que antes era só mato. Agora a escola ganha mais vida e isso é tudo proporcionado por eles”, reforçou Lucineide.
A professora explicou que a ideia do projeto é proporcionar aos alunos conhecimentos para que cooperem com a preservação ambiental, tenham práticas sustentáveis em sua vida, uma alimentação mais saudável e percebam-se como agentes sociais.
“Com a progressão do projeto vimos que eles se sentiam protagonistas de uma transformação, aqui não era só mais uma atividade escolar, mas sim parte de algo deles”, enfatiza a professora.
Na construção do projeto foram utilizadas garrafas pets, latas de tintas, pneus, caixotes de madeira e outros materiais recicláveis. No muro foram retratadas a pop arte e pinturas do artista plástico Romero de Brito, além das pinturas Cunani e Maracá. Os alunos realizaram eventos na escola para conseguir recurso para a compra de adubo e itens necessários para a implantação da horta.
Para dar continuidade ao projeto, os alunos envolvidos se planejaram com os professores coordenadores para que o espaço seja irrigado diariamente. Não há um planejamento de ampliação da horta ou de expandir o projeto, mas tanto os coordenadores, quanto os alunos querem fazer essa ideia florescer.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/9/j/9LDA6yQsAP4C1mAgS1VA/3.jpg)
Materiais recicláveis ajudam a compor a horta dos alunos (Foto: Semente do Amanhã/Divulgação)
