Conheça os benefícios e as contraindicações do uso da bebida
O chá de hibisco é muito conhecido por ajudar a emagrecer, mas existem vários outros benefícios que essa bebida proporciona. Ele reduz os sintomas de depressão e ansiedade por possuir diversas vitaminas e minerais, relaxando a mente e o corpo. Contém antioxidantes que atuam reduzindo os níveis de colesterol ruim do corpo e protegem o organismo de doenças cardíacas e nos vasos sanguíneos. Também alivia os sintomas menstruais e da TPM.
E não para por aí: controla a pressão arterial e auxilia na digestão, fazendo com que o organismo seja capaz de digerir alimentos e eliminar resíduos rapidamente, ajudando na perda de peso. Funciona também como um anti-inflamatório e antibacteriano. O uso balanceado deste chá previne gripes e resfriados, pois contém vitamina C, sendo um ótimo estimulante do sistema imunológico. Devido aos antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a proteger o fígado e também pode ser utilizado no tratamento de doenças neste órgão. É um ótimo calmante e funciona como anticaspas.
Auxilia na saúde da pele, dos ossos e dos cabelos, combate o envelhecimento precoce da pele e a formação de células cancerígenas, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia. O chá é rico em fibras, proteínas, ferro, carboidratos, magnésio, fósforo, ácido fólico, potássio, cálcio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina A.
Contraindicações
Gestantes devem evitar o consumo, pois o chá de hibisco provoca alterações hormonais e pode ser agente de aborto espontâneo. Para as mulheres que desejam engravidar, o chá pode afetar a fertilidade.
É recomendado não exagerar no consumo de chá, já que ele pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.
O chá de hibisco auxilia no emagrecimento, mas para isso é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, caso contrário não é possível ter um emagrecimento saudável.
É contraindicado para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.
Recomenda-se sempre consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a tomar o chá com frequência, pois somente um profissional irá poder indicar a quantidade ideal de chá que você poderá consumir de forma benéfica para seu organismo.