Domingo de carnaval registrou 150 toneladas de lixo no Rio de Janeiro
A folia é bonita, mas também é capaz de deixar um rastro de sujeira. A Comlurb recolheu 150 toneladas de lixo por todo o Rio após o domingo de carnaval, segundo boletim da RioTur. Destas, 45 toneladas saíram dos blocos de rua. Dentro e nos arredores da Sapucaí, a montanha de lixo chegou a 70 toneladas.
O bloco Bangalafumenga, que desfilou no Aterro do Flamengo, gerou 18,3 toneladas de lixo. O Carnaval de Rua da Dias da Cruz, no Méier, na Zona Norte, teve 4,2 toneladas de lixo removidas. Foram 2,3 toneladas de resíduos recolhidas depois da passagem do bloco que desfilou no Largo de Vargem Grande, na Zona Oeste.
Produzir lixo não é o problema, mas é preciso descartá-lo de forma correta nas latas e contêineres espalhados pela Comlurb na cidade. Vale lembrar que os agentes da operação Lixo Zero também atuam no carnaval. A multa para descarte de lixo na rua é de R$ 200.
Urinar fora de banheiros químicos, é claro, também não é permitido. Os “mijões” estão sujeitos a multa de R$ 548 caso flagrados.
De acordo com o prefeitura, cerca de 260 garis estão distribuídos em três turnos atuando nos blocos de grande porte que estão desfilando nesta segunda-feira, como o Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo; o Bloco Virtual, no Leme; o Afroreggae, no Centro.
Segundo a Riotur, 235 equipes do Programa Lixo Zero, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, estão atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno.