Saiba como fazer a limpeza periódica da cisterna doméstica

A captação da água da chuva é uma ótima opção para economizar água, dinheiro e, consequentemente, ajudar o meio ambiente, pois além de poupar recursos, você diminuir sua pegada ambiental.

As cisternas, também conhecidas como algibes, são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral, ou seja, elas são um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo (veja a diferença entre água pluvial e água de reúso).

Um dos principais cuidados que se deve ter com as cisternas é com a limpeza, para evitar contaminações e manter o bom funcionamento do sistema. O filtro funcional deve ser limpo para impedir a entrada de impurezas e evitar entupimento; o interior da cisterna também deve ser limpo periodicamente. A limpeza total do equipamento precisa ser feita a cada seis meses. Os sistemas de cisternas são equipados com componentes simples, portanto, a limpeza é fácil. Veja os passos para realizar o procedimento de modo eficiente:

  1. Primeiramente, esvazie totalmente a cisterna;
  2. É necessário desacoplar o cano de abastecimento, aquele que liga as telhas ao sistema;
  3. Retire todos os filtros e tubulações existentes no sistema, como filtro separador de folhas, tela antimosquito, tubos de conexão, entre outros, que compõem sua cisterna;
  4. Após desmontar todo o equipamento, utilize um jato de pressão com água para retirar a sujeira acumulada nas partes interna e externa de todos os componentes da cisterna (evite desperdícios com o jato);
  5. O tanque em si também deve ser limpo internamente e externamente com jato de pressão de água; no caso de cisternas verticais, deite o tanque de modo que a abertura superior fique acessível para a limpeza com o jato (novamente, evite desperdício);
  6. Retire toda a água com as impurezas e repita o procedimento se necessário;
  7. Monte novamente todo o equipamento e volte a utilizá-lo normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *