Oficina de Recursos Naturais debate mudanças climáticas e sustentabilidade no Semiárido

O II Workshop de Recursos Naturais do Semiárido (IIWRNS) realizado entre os dias 17 a 18 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande (PB), trouxe como tema “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade no Semiárido Brasileiro“.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo pesquisador Clóvis Cavalcante, presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica e presidente de honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Na fala de abertura ele apresentou os conceitos de Economia Ecológica, descrecimento e falou sobre a destruição do meio ambiente.

Clóvis ainda alertou para a necessidade dos seres humanos utilizarem os recursos naturais para beneficiar as pessoas e os demais seres vivos. Também propôs que os Governos precisam reavaliar o dogma econômico do crescimento ininterrupto proposto por uma curva sempre ascendente do Produto Interno Bruto (PIB) e passem a utilizar o índice de bem estar econômico sustentável.

Salomão de Sousa Medeiros, diretor do Insa, ao falar alertou o público para o fato de hoje os reservatórios do Semiárido estarem com apenas 21% da capacidade de armazenamento. Discorreu sobre a necessidade de investimentos em sistemas de abastecimento complementares para captação de água de chuva nas zonas urbanas do Semiárido.

Mas Salomão fez uma ressalva, para ele “não basta exigir a implantação de sistemas de captação por meios de leis, mas também é preciso estimular as pessoas e empresas a captarem e usarem água de chuva”. Ainda lembrou de que as secas são fenômenos naturais e que a sociedade precisa aprender a estocar recursos naturais para os períodos secos da região semiárida e que estes intervalos climáticos são naturais e acontecem em ciclos periódicos, de aproximadamente, um ano de estiagem para cada seis anos chuvosos.

O II WRNS tem como objetivo reunir e divulgar os conhecimentos científicos para orientar as futuras ações de pesquisa e desenvolvimento relacionadas às mudanças climáticas e às vulnerabilidades das regiões semiáridas. O evento se consolida como fórum de discussão dos avanços técnico-científicos disponíveis frente às projeções e aos diferentes cenários avaliados para as mudanças climáticas e sustentabilidade em regiões semiáridas.

É promovido pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PPGRN) da Universidade Federal de Campina Grande (PB), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB) e o Programa de Pós-Graduação de Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem o apoio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e do Instituto Bioeducação.

O Público-alvo é composto de estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação, professores e pesquisadores, ambientalistas, gestores públicos, representantes de Organizações da Sociedade Civil. Os demais pesquisadores palestrantes convidados foram Daniel Duarte Pereira, Claudiomir Silva Santos, Werônica Meira de Souza, Josicleda Domiciano Galvíncio, Virgínia Mirtes Silva, José Nilton Silva e Gilcean Silva Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *