Estudo de preferência alimentar constata que meninas distinguem melhor o sabor dos alimentos

A maior parte das crianças certamente prefere encontrar bolos e achocolatados na lancheira a frutos e sucos naturais, certo? Nem sempre. Essa ideia, aceita por muitos pais – e, por vezes, também usada como justificativa para evitar impor uma dieta equilibrada aos pequenos –, é contestada por um estudo dinamarquês, o maior já realizado sobre preferência alimentar infantil. Segundo a cientista de alimentos Bodil Allesen-Holm, da Universidade de Copenhague, parte significativa das crianças prefere, na realidade, guloseimas com pouco açúcar, e – sua principal descoberta – meninas têm paladar mais apurado. Bodil testou as preferências e capacidades de reconhecer dezenas de sabores, que variavam de doce a azedo, de cerca de 9 mil crianças e adolescentes dinamarqueses.

Separados em grupos, por idade, cada um provou um kit com várias amostras de alimentos. Em seguida, os voluntários responderam a perguntas sobre seus gostos e hábitos alimentares. Foram colhidos dados curiosos: um terço das crianças em idade escolar prefere refrigerantes menos doces, meninos costumam gostar mais de peixe, e meninas distinguem melhor o sabor dos alimentos. Entre os adolescentes, não foram constatadas grandes variações.

Os garotos precisam, em média, de cerca de 10% mais acidez e 20% mais doçura para reconhecer o gosto. “Os resultados são claros – crianças não preferem, invariavelmente, guloseimas com muito açúcar. Os pais e a indústria de alimentos deveriam considerar, por exemplo, lanches saudáveis para os meninos, com sabores mais ‘extremos’, ligeiramente azedos”, diz a autora do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *