Ongs e empresas madeireiras da China anunciam compromisso para salvar florestas em risco

O WWF, em conjunto com outras seis Ongs, associações e empresas madeireiras da China, anunciaram ontem, 3 de dezembro, a “Declaração da Floresta”, um compromisso feito por nove companhias que pretende eliminar completamente a associação de produtos de madeira com o desmatamento até 2030. A Declaração foi feita no evento paralelo “China Corner”, no UN Climate Conference, durante a COP 21, em Paris.

Por meio da Declaração, o WWF e outros membros da iniciativa convidam empresas chinesas, governos, sociedades civis e dos consumidores para lutar contra o desmatamento e promover uma agenda sustentável. A China é o maior importador de produtos de madeira do mundo. A ação conjunta de empresas chinesas responsáveis para promover os produtos de madeira, produzidos de forma sustentável, é essencial para inspirar uma mudança positiva no país e reduzir o desmatamento e a degradação florestal a nível mundial.

As empresas participantes da Declaração se comprometem a desenvolver planos de ação para estabelecer mecanismos transparentes rastreáveis ​​para reduzir os riscos sociais e ambientais nas suas cadeias de suprimentos com o objetivo de atingir a meta de desmatamento zero até 2030.

“É fundamental ter compromissos e ações do setor empresarial para garantir o uso sustentável das florestas globais e combater ativamente a mudança climática global para realizar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente”, explicou Wang Shi, presidente do Conselho do Grupo Vanke, a maior construtora de casas residenciais do mundo por receita de vendas e o pioneiro da China em construção de casas sustentáveis.

As florestas são o lar de 80% das espécies terrestres conhecidas e sustento de mais de 1,6 bilhão de pessoas ao redor do mundo que dependem das florestas para sua subsistência. Elas nos fornecem, não apenas um grande número de produtos renováveis, mas também importantes funções ecológicas, incluindo a prevenção da erosão do solo, a regulação do clima e a conservação de fonte de água. As florestas, no entanto, estão cada vez mais ameaçadas. O desmatamento e a degradação florestal são as maiores fontes de emissões de dióxido de carbono, após as emissões combinadas de todos os carros, caminhões, trens, aviões e navios do mundo.

“Estamos muito satisfeitos com este resultado que tem a participação de algumas das mais influentes organizações e empresas da China no setor florestal. Estamos ansiosos para outros compromissos e ações do setor privado”, disse Lo Sze Ping, CEO da WWF-China.

Membros participantes da “Declaração da Floresta” (a lista não segue nenhuma ordem em particular):
World Wide Fund For Nature-China
SEE
China Urban Reality Association
China National Interior Decoration Association
China National Forest Product Industry Association
China Timber and Wood Products Distribution Association
International Green Economy Association
China Vanke Co., Ltd.
Nature Home (China) Co., Ltd.
Power Dekor Group Co., Ltd.
Zhejiang YOYU Bamboo Industry Co., Ltd.
Kingfisher Asia Group Co., Ltd.
Guangdong Yihua Enterprise (Group) Co., Ltd.
Dalian Huade Wood Co., Ltd.
Beijing Sun Group Co., Ltd.
Guangzhou Comgic Children’s Furniture Co., Ltd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *