Pássaros em risco de extinção no Brasil são devolvidos à natureza

Biólogos soltaram vinte pássaros, que correm risco de extinção, em uma reserva ambiental de Lençóis Paulista (SP), nesta quarta-feira (11).  Depois de dois anos de estudos, apoiada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, os pássaros bicudos foram devolvidos à natureza.

O animal corre risco de extinção no Brasil e para evitar a extinção, biólogos começaram nesta quarta-feira a repovoar o meio ambiente com o pássaro, que foi considerado extinto no território paulista no ano passado. O último registro da ave solta na natureza no Estado de São Paulo era de 1908. Os vinte bicudos devolvidos à natureza foram doados aos pesquisadores, mas antes de serem soltos eles passam por um período de adaptação em viveiros.

As aves serão monitoradas por um ano, segundo o coordenador da pesquisa Luís Silveira. “O nosso objetivo aqui é que esse estudo sirva de modelo para que seja aplicado em outras áreas do Estado de São Paulo e em outras áreas do Brasil para que não só os observadores de aves, mas os amantes da natureza também tenham a oportunidade de poder ouvir o bicudo na natureza, que é realmente uma experiência inesquecível.”

Os pesquisadores estimam que, no Brasil, existam apenas duzentos bicudos soltos na natureza. Já em cativeiro, são 50 mil aves, que são usadas para disputar campeonatos de canto. A criação é autorizada pelo Ibama. Aloísio Tostes é um dos criadores que doou os pássaros para soltura e quer ver a ave cantando na natureza. “Vai ser a glória, o ápice da criação a gente poder voltar aqui e ver esse bicho que nós acabamos de soltar, aninhando, chocando, tirando filhote, cantando para gente ver”, diz.

Pássaros correm risco de extinção (Foto: Reprodução / TV TEM)Pássaros correm risco de extinção (Foto: Reprodução / TV TEM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *