Altas temperaturas exigem cuidados dobrados com hidratação e alimentação

A prática de exercício ao ar livre requer mais atenção e cuidados em dias de alta temperatura. Atividades de cunho aeróbico, como caminhadas, corridas, andar de bicicleta ou até mesmo uma simples partida de futebol devem ser praticadas em horários de menor agressividade solar.

O otorrino Flávio Santos alerta que a prática desses exercícios em Teresina é recomendada antes das 8h da manhã e após às 18h. “A umidade de Teresina é quase similar a de um deserto, 20% de umidade quando o ideal deveria ser 60%. Isso requer uma atenção dobrada com a hidratação e a alimentação, para que o corpo possa suportar tal exposição”, alertou o médico.

Esta época do ano apresenta um elevado índice de atendimento de pacientes com doenças respiratórias devido as altas temperaturas e a baixa umidade “Esses dois fatores dificultam ainda mais o conforto dos pacientes que já tem problemas alérgicos e respiratórios, pois é ainda mais difícil para o pulmão deste paciente se adaptar a esse ar com pouca qualidade”, afirmou o médico.

Outro problema que se intensifica neste período de altas temperaturas é o sangramento nasal. “O tempo quente e seco resseca a mucosa nasal, deixando-a mais suscetível às infecções e hemorragias”, explicou Flávio Santos. O uso do umidificador de ar nos períodos de tempo seco é fundamental para evitar desidratação e ressecamento das narinas.

Mas, para o medico, não praticar exercícios físicos em horários muito quentes, beber bastante água, ter uma alimentação rica em frutas e vegetais e umidificar o nariz com solução fisiológica são as medidas mais simples e eficazes para ter qualidade de vida nos meses mais quentes do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *