Publicação ensina a montar uma composteira doméstica e a transformar lixo caseiro em adubo
Nesse período de pandemia, muitas pessoas começaram a criar plantas ou pequenas hortas em casa. E, para ajudar quem está começando, existe a possibilidade de transformar lixo em adubo.
Uma publicação da Embrapa ensina a montar uma composteira caseira, onde o lixo doméstico se decompõe e vira adubo orgânico.
Para baixar a cartilha, clique aqui.
Como transformar seu lixo doméstico em adubo orgânico
Veja o passo-a-passo do processo de compostagem dos resíduos domésticos
Depois de passarem pelo processo de compostagem, os restos de comida como cascas e caroços de frutas, cascas de legumes, restos de grama, folhagens, casca de ovos e pó de café vão servir como excelentes fontes de nutrientes para as plantas, sem esforço e custo, em um pequeno espaço, melhorando inclusive as condições do ambiente.

1 > Deposite todo o lixo orgânico acumulado em sua casa (folhas secas, galhos, restos de grama cortada, casca de frutas, caroços, etc) em um recipiente que tenha furos, para a saída de ar ou em um espaço de terra no quintal.
2 > Em seguida, tampe com uma lona para apressar a decomposição e evitar a presença de moscas.
3 > Regue, de dois em dois dias e, para arejar, revire todo o conteúdo com alguma ferramenta de jardim.
4 > Em poucas semanas, o material estará pronto para ser misturado à terra. Vai apresentar uma coloração marrom café, cheiro de terra e aspecto homogêneo. A temperatura, que é alta no período de decomposição, ficará igual a do ambiente.
5 > Depois de pronto o composto orgânico já pode ser misturado à terra do jardim, da horta e dos vasos.