Novo desinfetante mata coronavírus em superfícies por 90 dias

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong desenvolveram um desinfetante que pode proteger superfícies do coronavírus por até 90 dias.

Além de ajudar a diminuir a incidência de infecções por Covid-19, este tipo de produto pode também combater outras doenças.

Como funciona

Hoje em dia, a recomendação é usar alvejante para limpar superfícies, uma substância capaz de matar o SARS-CoV-2 (o coronavírus que causa Covid-19) e outros microrganismos.

O problema é que essa proteção dura pouco. As propriedades antimicrobianas dos desinfetantes tradicionais diminuem rapidamente conforme o produto evapora. Logo, se uma pessoa infectada toca na superfície novamente, torna-se um potencial vetor para transmissão de doenças.

Já o novo desinfetante, chamado “MAP-1”, dura muito mais tempo. Em forma de spray, ele cria uma “capa” de proteção que carrega milhões de nano cápsulas de polímero que aderem à superfície e permanecem lá mesmo depois do líquido ter secado.

As cápsulas ficam em “suspensão” até serem tocadas. O calor ou umidade de uma mão as ativa, liberando por sua vez desinfetante na superfície. Isso é eficaz não somente contra o coronavírus, mas também contra outros vírus, como sarampo e rubéola, e contra bactérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *