Pantanal brasileiro revela a biodiversidade e carrega o título de bioma mais conservado
Onça-pintada, tamanduá, sucuri, cervo e anta. Os cinco animais mais buscados no Brasil, quando o assunto é turismo e natureza, se concentram em um único local: o Pantanal. A maior planície inundável do Planeta é também o bioma com menor área do Brasil. Mas está no pódio quando o assunto é biodiversidade: é o primeiro em termos de conservação. O que explica essa diferença?
De acordo com o engenheiro agrônomo diretor do Instituto SOS Pantanal, Felipe Augusto Dias, por ser um ambiente moldado pelas cheias e secas, é possível avistar diferentes animais em diferentes épocas e conviver com surpresas constantes. “Acredito que a diversidade de espécies avistadas seja maior que em outras regiões”, comenta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/h/j/eV4udDSvSttotBPgGKOA/onca2.jpg)
Em viagem recente, o Terra da Gente ficou frente a frente com onze onças em viagem ao Pantanal — Foto: Ananda Porto/TG
Dessa forma, apesar da maior variedade de espécies se concentrar na Amazônia, a floresta dificulta o encontro com os animais. Já no Pantanal, o avistamento é facilitado por possuir ambientes mais abertos.
“As estradas parque também contribuem para o acesso de pessoas ao Pantanal, mas creio que a observação dos animais foi aumentada a partir de projetos de conservação que aproximam ciência, natureza e sociedade de maneira geral”, explica.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/12/30/jacare-do-pantanal_28.jpg)
Jacaré-do-pantanal é uma espécie que carrega no nome o seu abrigo nesse bioma — Foto: Arquivo TG
Enquanto as alterações do uso da terra afetam a diversidade e a relação dela com os seres humanos, projetos de conservação apresentam para sociedade formas de observar sem interferir no hábito dos animais.
“Um exemplo relacionado à onça pintada é o Projeto Onçafari trabalha com o monitoramento e a avaliação do comportamento e da saúde dos animais, entre outras análises, sempre considerando o turismo”, relembra o engenheiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/c/f/dbUTXkQb6On443oTCPXw/criterios-para-se-tonar-um-patrimonio-mundial-pela-unesco.jpg)
Confira dados sobre o Pantanal e sobre a diversidade de espécies do bioma — Foto: Arte/TG