Anchor Deezer Spotify

Arquiteta islandesa quer usar lava para construir edifícios

Arquiteta islandesa quer usar lava para construir edifícios

Arnhildur Palmadottir diz que o projeto Lavaforming, apresentado no festival DesignMarch, em Reykjavik, pode ser mais sustentável

A arquiteta islandesa Arnhildur Palmadottir quer usar lava para construir edifícios mais sustentáveis. Ela revelou sua proposta radical e gigantesca, intitulada Lavaforming, durante o festival DesignMarch, em Reykjavik.

Ela propõe o uso de erupções controladas de lava para criar edifícios, que ela afirma que seriam substancialmente mais sustentáveis do que aqueles construídos com aço e concreto.

“A lava é o material de construção da Terra, mas em vez de deixar as paisagens se formarem naturalmente ao longo de milhões de anos, podemos assumir o processo de construção da Terra e produzir uma cidade inteira para os humanos em poucas semanas”, disse Palmadottir em entrevista ao site Dezeen.

Para colocar o projeto em prática, seria preciso perfurar o solo até atingir a lava derretida, que seria usada de maneira controlada tanto para dar forma a materiais de construção tradicionais, quanto para ser impressos em 3D enquanto fundidos, ou até mesmo resfriados in situ para se tornar a base estrutural de uma cidade.

Arquiteta islandesa quer usar lava para construir edifícios (Foto: Divulgação)

Segundo a arquiteta, na primeira alternativa, a lava poderia ser colocada em câmaras onde esfriaria em formas adequadas para a criação de material de construção tradicional. Uma segunda opção seria usar o material em um estado fundido para ser impresso em 3D. E, finalmente, a lava poderia ser usada em trincheiras paralelas onde esfriaria in situ e seria usada como base estrutural para uma cidade.

O projeto foi exibido na galeria de arte Ásmundarsalur, na capital islandesa, durante a edição de 2022 do DesignMarch.

Formada na Universidade de Artes da Islândia em 2006 e com um diploma de bacharel em arquitetura pela escola de arquitetura de Barcelona, Palmadottir é fundadora do escritório SAP. Ela já trabalhou como desenhista técnica em empresas de engenharia e arquitetura na Islândia e na Noruega e tem mestrado no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha.