Anchor Deezer Spotify

Aposte nas ervas e temperos para desinflamar o organismo

Aposte nas ervas e temperos para desinflamar o organismo

Existem ervas e temperos com alto poder anti-inflamatório e antioxidante, que evitam a liberação de radicais livres

A inflamação crônica do organismo é a mais recente ameaça à vida saudável.

— É um mecanismo fisiológico de proteção: o corpo inflama para nos proteger de alguns tipos de agressão — afirma Vanderli Marchiori, nutricionista Conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia.

Entre essas agressões estão a má alimentação, o sedentarismo, a obesidade, o relógio biológico desregulado, o sono ruim e o estresse crônico. Dependendo da frequência desses fatores, o sistema imune é ativado continuamente e não tem tempo de se recuperar.

— O resultado da inflamação crônica é excesso de peso, má absorção de nutrientes e portas abertas para doenças como síndrome metabólica, diabetes tipo II, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes e neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer) e até alguns tipos de câncer.

Mas como evitar ou combater a inflamação do organismo?

O primeiro passo é reduzir ao máximo o consumo de alimentos que desencadeiam processos inflamatórios. E os ultraprocessados estão no topo da lista, pois contém excesso de açúcar refinado, gordura, sódio e aditivos. São embutidos (presunto, linguiça, salsicha, mortadela, salame, peito de peru), sorvete, biscoito, bolo e salgadinho de pacote, comida industrializada congelada, refrigerante, néctar de caixinha etc.

Já hábitos saudáveis tem efeito anti-inflamatório: uma alimentação rica em vegetais, frutas, grãos integrais, feijões, castanhas e sementes, fazer atividade física regular e ter uma vida ativa, cuidar da qualidade do sono e desenvolver atitudes para controlar o estresse.

Existem ervas e temperos com alto poder anti-inflamatório e antioxidante (que evitam a liberação de radicais livres e o envelhecimento precoce das células) que podem contribuir para esse processo. Segundo Vanderli, “vários ativos presentes nas plantas ajudam a combater essa inflamação”. Conheça os top 10:

Cúrcuma: 1 colher de chá de cúrcuma em pó por dia tem efeito anti-inflamatório e hepatoprotetor (protege o fígado). Também é um potente antioxidante.

Gengibre: anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, ainda aumenta a imunidade. Tem efeito termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento. Consuma todo dia. Você pode bater um pedaço de gengibre fresco no suco, fazer chá de gengibre ou usar o gengibre em pó no preparo das refeições.

Manjericão e alecrim: “São excelentes anti-inflamatórios. Inclua no dia a dia nos molhos, refogados, sopas, tortas, recheios. Um molho pesto com amendoim e manjericão fica delicioso.”

Salsão: contém grande quantidade de apigenina, anti-inflamatório poderoso que vem sendo muito estudado. Pode ser usado em caldos e sopas (não apenas o talo, mas as folhas). Pode ser feito com água, como suco, ou misturado com limão.

Chá de dente de leão e de alecrim: O dente-de-leão contém compostos fenólicos, flavonoides, carotenoides e oligofrutanos que garantem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetora (protege o fígado). O alecrim também é rico em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos.

—Além de anti-inflamatório, ele é particularmente eficiente para combater inflamações do trato gastrointestinal.

Extrato de própolis: produzida pelas abelhas a partir do pólen das plantas, é apontada como um dos mais eficazes anti–inflamatórios. Rica em bioflavonoides, tem ação antioxidante e bactericida. A sugestão é tomar diariamente de 15 a 20 gotas do extrato diluído em um pouco de água.

Para finalizar o combo anti-inflamatório Vanderli sugere trocar os produtos refinados (arroz, pão e açúcar brancos) pelos integrais, mais nutritivos, e comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Dá para fazer, concorda?