Anchor Deezer Spotify

Aplicar alho cru para acne funciona? Entenda o que diz especialista

Aplicar alho cru para acne funciona? Entenda o que diz especialista

A tendência que está em alta na redes e plataformas de vídeo apresenta riscos à pele

Em redes sociais e plataformas de vídeo, como o TikTok, pessoas passam alho cru no rosto na tentativa de conter a acne, que causa o aparecimento de espinhas. Contudo, a nova tendência para cuidados da pele apresenta um alto risco de queimadura e pode causar outros danos irreversíveis.

Segundo a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), defende que não existem evidências científicas comprovando a eficácia do alho para tratar a acne.

O alho apresenta um composto chamado de alicina que ao entrar em contato com a pele causa diversas consequências.

— As reações mais comuns são dermatite de contato, que causa manchas avermelhadas, descamação e, em alguns casos, pode deixar marcas permanentes na pele — enumera a especialista.

O que fazer, então?

Para solucionar o problema de pele o ideal é ter um acompanhamento de um dermatologista, aponta a médica. Pois cada caso requer um tipo de tratamento.

— Nós classificamos a acne em comedoniana, pápulo-pustulosa, nodular e cística, e o tratamento depende dessas características. Além disso, tratamentos realizados em consultório podem ser necessários. Por isso, é essencial a avaliação médica para um tratamento adequado e seguro — conclui.