Amaranto: semente milenar que pode reduzir a fome no mundo
O amaranto é uma espécie de planta que há milhares de anos era utilizada como alimento poderoso pelos povos incas, astecas e maias.
A semente do amaranto é um superalimento, rica em proteínas e aminoácidos, é um alimento completo que se produzido em maior escala pode nutrir melhor pessoas, principalmente quem tem deficiência nutricional.
Infelizmente, devido à dominação dos conquistadores espanhóis, em 1600 na América, o cultivo do amaranto foi suspenso porque essa planta era considerada sagrada pelos povos indígenas, e vista como uma heresia na visão católica dos dominadores europeus.
Após o fim da dominação espanhola e a conquista da independência, os povos indígenas e seus descendentes foram gradativamente resgatando a cultura do amaranto.
Devido aos muitos atributos do amaranto, este conteúdo traz embasamentos que incentivam o aumento do cultivo dessa planta e a introdução de seus grãos no cardápio alimentar.
O poder do amaranto
O amaranto é altamente nutritivo por:
- conter todos os nove aminoácidos essenciais
- ser fonte de vários minerais importantes como ferro e magnésio
- ser versátil na alimentação, podendo ser usado em sopas, farofas, sucos, vitaminas, bolos, pães e refogados de legumes
- não conter glúten
- além dessas utilidades, o amaranto também tem servido como ingrediente na produção de suplementos, cosméticos e em óleos essenciais
Formas de uso do amaranto
Existem 75 espécies pertencentes ao gênero Amaranthus, o mesmo da planta caruru.
As várias espécies de amaranto são cultivadas para finalidades como:
- produção de folhas e grãos para alimentação
- e para serem utilizadas como plantas ornamentais
O aumento da produção do amaranto
A partir da década de 1970, o amaranto começou a ser mais conhecido e comercializado, e atualmente é uma alimento que faz parte da mesa daqueles que buscam se alimentar com qualidade e desfrutar de maior nutrição.
Ademais, pelo amaranto ser uma planta resistente, é de fácil cultivo, manejo e produção, favorecendo a prática de uma agricultura ecológica, sustentável e econômica.
Na Guatemala, temos o exemplo do cultivo do amaranto feito pela associação denominada Qachoo Aluum, que desde 2006 vem resgatando a cultura dessa planta.
Esta associação, através de seus membros, vem expandindo o conhecimento do cultivo dessa planta em prol da multiplicação de técnicas ecológicas e resgate de sementes crioulas e nativas, visando melhorar as condições de segurança alimentar e de economias familiar e comunitária.
Maria Aurelia Xitumul, que atua como membro dessa associação, fez a seguinte declaração sobre a importância do amaranto:
“O amaranto mudou completamente a vida das famílias em nossas comunidades, não apenas economicamente, mas espiritualmente.”
Um outro exemplo vem de Tsosie-Peña, uma mulher que estudou permacultura e outras técnicas agrícolas indígenas, e atualmente coordena o programa de saúde e justiça ambiental da Tewa Women United, onde mantém uma área com o plantio das descendentes das primeiras sementes de amaranto que recebeu há mais de uma década.
Tsosie realiza esse trabalho porque acredita que o amaranto pode alimentar o mundo:
“O objetivo é compartilhar experiências, não necessariamente gerar renda, como os capitalistas.
O que queremos é que o mundo todo produza sua própria comida.”, disse
Amaranto-Um cultivo sustentável
De fato, o amaranto é um cultivar que pode contribuir para saciar a fome de muitas pessoas, inclusive as que vivem em regiões marcada por condições adversas, como secas, pois esta planta resiste a climas mais áridos e quentes.
Devido à todas as qualidades nutricionais do amaranto e às vantagens de seu cultivo, realmente esta planta pode beneficiar muitas comunidades:
- melhorando a nutrição
- aumentando a segurança alimentar
- promovendo o desenvolvimento rural
- contribuindo para o uso sustentável da terra
Saiba as vantagens da prática agrícola sustentável em:
No Brasil, o cultivo do amaranto ocorre no Cerrado e no Sul de nosso país. Para se ter uma ideia de como é a agricultura dessa planta, o coordenador da Equipe Simanihot, Alencar Junior Zanon entrevistou o pesquisador da Embrapa, Eberson Eicholz, e obteve informações curiosas sobre esta planta.
Confira no vídeo abaixo, do canal Simanihot:
Estudo sobre o amaranto
Uma série de pesquisas têm sido realizadas no Brasil, com o objetivo de intensificar o amaranto na prática agrícola e na alimentação dos brasileiros.
Neste estudo, por exemplo, chegou-se à conclusão que o Brasil deveria investir mais em novos grãos de amaranto para a alimentação.
Reportagem sobre o amaranto
Na reportagem abaixo do Jornal Hoje, exibida anos atrás, foi colocado em destaque o potencial do amaranto, informando que existem mais de 60 espécies da planta e que, através de estudo feito por pesquisadores da Unicamp, descobriu-se que as propriedades do amaranto se aproximam das que existem no arroz com feijão.
Além disso, apresenta a entrevista com a nutricionista Mitzi Trabbold, que dá dicas de como utilizar o amaranto nas refeições, para se ter uma alimentação mais nutritiva.
Confira todas essas informações e outras mais neste vídeo, publicado pelo canal Homem da Terra:
Com tantas propriedades preciosas que o amaranto possui, vale a pena incluí-lo na base de nossa alimentação.
Conheça mais sobre o amaranto em:
- Amaranto: propriedades, benefícios, valores nutricionais e contraindicações
- Amaranto: um superalimento rico em nutrientes! Veja como consumir
Veja porque é necessário os alimentos vegetais, como base da alimentação, nos conteúdos abaixo:
Reduzir a produção de carne ajudará o meio ambiente
5,2 milhões de brasileiros passam fome. Número cresce pelo terceiro ano consecutivo
Mais comida para todos e menos aquecimento global com a dieta vegana, alerta ONU