Alimentos inflamatórios podem prejudicar a nossa cartilagem; saiba quais

Além deste prejuízo, eles também, segundo especialista, são responsáveis pelo envelhecimento precoce do nosso organismo
Biscoitos, frituras e também bebidas alcoólicas. O que eles têm em comum? São alimentos inflamatórios, que possuem excesso de açúcar na sua composição, e podem prejudicar a nossa cartilagem. “Influenciam em um maior aparecimento de inflamações, o que pode piorar quadros de dores, artrite e artrose”, diz o ortopedista David Gusmão.
Além de causarem dano às nossas cartilagens e articulações, esses alimentos também “aumentam a presença de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce do nosso organismo”, completa o especialista.
Neste sentido, você já ouviu falar do caldo de osso? O Dr. recomenda esta receita como um bom suplemento a fim de reparar e proteger nossas cartilagens. “Essa receita é extremamente rica em colágeno e sais minerais. Funciona como um suporte para todos nossos tecidos conectivos: pele, cabelos, unhas, tendões, articulações, etc. Ele dá os elementos nutritivos, para o corpo reparar e proteger esses tecidos”, explica o ortopedista.
Além desta receita, abaixo, a farmacêutica Claudia Coral indica suplementos antioxidantes e também com colágeno, entre outros para melhorar essas partes do nosso corpo.
Confira abaixo o papo na íntegra:
GQ Brasil: Quais são os alimentos inflamatórios?
Dr. David Gusmão: Os considerados alimentos inflamatórios são aqueles que possuem excesso de açúcar, principalmente os ultraprocessados como biscoitos, frituras, embutidos e refrigerantes, assim como bebidas alcoólicas, a farinha de trigo e os óleos industriais que são processados antes de chegarem a cozinha de casa.
GQ Brasil: O que eles fazem com a nossa cartilagem?
Dr. David Gusmão: Eles justamente influenciam em um maior aparecimento de inflamações em cartilagens e articulações, o que pode piorar quadros de dores, artrite e artrose. Eles também aumentam as citocinas inflamatórias em todo o nosso corpo o que prejudica a saúde em geral e também aumenta a presença de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce do nosso organismo.
GQ Brasil: Quais são os alimentos mais indicados, que vão conta este sentido? Por quê?
Dr. David Gusmão: O indicado é manter uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Porém também temos alimentos anti-inflamatórios que podem auxiliar a desinflamar o corpo e os ricos em ômega-3.
São eles: gengibre, cúrcuma, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes de águas frias e frutos do mar. Inclusive, o morango, a framboesa e as amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, que dão sua coloração, são anti-inflamatórias e proporcionam um efeito de proteção sobre as cartilagens.
GQ Brasil: Existe alguma forma de consumo específica desses alimentos (sucos, in natura, etc)?
Dr. David Gusmão: O ideal é consumí-los em sua forma mais natural ou em chás e sucos que irão conservar suas propriedades. Uma dica é fazer um suplemento caseiro para cartilagens, ossos e tendões, uma receita clássica: o caldo de osso.
Tente sempre utilizar ossos de qualidade para fazer seu caldo, animais que foram criados de forma orgânica e pastando livres são os ideais. O caldo, ao esfriar, deve ter uma consistência de gelatina, se isso não ocorrer foi por uso de muita água ou por pouco tempo de cozimento. Ele pode ser mantido na geladeira por cinco dias e no freezer por seis meses. De preferência por ossos com a parte da articulação, como a paleta e o pernil de gado e porco. No caso da galinha, os pés e pescoço são as melhores partes, mas pode-se usar toda carcaça. Já quanto aos peixes, a cabeça é especialmente boa.
Receita Caldo de Osso
Ingredientes:
– Ossos entre 500g e 1kg – o ideal é encher a panela praticamente até a tampa.
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 2 cenouras
– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, de preferência ao não filtrado e crú
– 1 colher de sopa de sal marinho (ou a gosto)
– 1 colher de chá de pimenta do reino recém moída (ou a gosto)
– Ervas e especiarias a gosto
Passo a passo:
1. Dourar os ossos na panela. O ideal são panelas de ferro grandes e grossas, idealmente tipo Le Crouset (ferro esmaltado). Também podem ser utilizadas panelas de pressão normais ou elétricas, pois diminuem bastante o tempo de cocção.
2. Colocar água fria até tapar os ossos.
3. Colocar o vinagre de maçã e deixar repousar por 30 minutos
4. Adicionar os vegetais cortados grosseiramente e temperos secos
5. Ferver e depois manter em fogo baixo. Irá formar uma espuma sobrenadante, você pode removê-la para ter um caldo mais translúcido e saboroso.
6. Faltando 30 minutos, acrescente o alho e outras especiarias frescas.
7. Retirar do fogo e deixar esfriar e depois coar, podendo manter a gordura ou retirá-la.
Tempo de cocção em panelas comuns:
Gado e porco: 24 – 48 horas
Aves: 8 – 24 horas
Peixe: 8 horas
O tempo da panela de pressão pode reduzir de 1/3 a 1/4 o tempo da panela normal
GQ Brasil: A suplementação pode ajudar a amenizar as inflamações causadas pela alimentação?
Claudia Coral: O uso de suplementos antioxidantes pode auxiliar a minimizar inflamações causadas pelos alimentos, pois eles combatem os radicais livres gerados pelo consumo de alimentos inflamatórios, além de diminuir a liberação de substâncias inflamatórias, controlando a inflamação.
Um exemplo de suplemento indicado para isto é o Dimpless, um ativo obtido do melão de Cantaloupe riquíssimo em antioxidantes que, não apenas repõe estes compostos, mas também estimula o organismo a produzi-los, potencializando a resposta do organismo no combate aos radicais livres.
GQ Brasil: E para a cartilagem, como a suplementação pode ser eficaz? O que é mais indicado nesses casos?
Claudia Coral: Quando falamos em cartilagem, além da suplementação com colágeno hidrolisado, glucosamina e condroitina, de modo geral, há duas maneiras bastante efetivas para melhorar a inflamação e a dor:
Uso de colágeno não desnaturado tipo II, como o Collavant N2: esta é a molécula de colágeno íntegra, que não é absorvida no intestino, devido ao seu tamanho elevado. Na verdade, ele atua através de sua interação com o sistema imunológico intestinal. Esta interação resulta na diminuição da destruição do colágeno articular, o que naturalmente reduz a inflamação e dor nas articulações.
Uso de ácido hialurônico, como o Mobilee: além de oferecer volume para a pele, o ácido hialurônico atua como um lubrificante natural, diminuindo o atrito entre as extremidades dos ossos, o que também diminui a inflamação e dor.