Anchor Deezer Spotify

Água potável e saneamento: os desafios do ODS 6 da ONU em grandes números

Água potável e saneamento: os desafios do ODS 6 da ONU em grandes números

Celebrado anualmente em 22 de março, o Dia Mundial da Água, se tornou um marco para chamar a atenção para a urgência de cuidar deste recurso tão precioso e cada vez mais ameaçado

O acesso à água potável sustenta a saúde pública, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável e para um mundo estável e próspero. Mas o ato corriqueiro de abrir a torneira todos os dias ainda não é uma realidade universal. Cerca de 2 bilhões de pessoas vivem acesso seguro a água potável e disponível em casa em todo o mundo.

E apesar do complemento “básico” no nome, a universalização do saneamento até 2030 — parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 da ONU — permanece um “direito” distante num mundo que despeja 80% dos seus efluentes sem o devido tratamento em rios, lagos e oceanos, e onde uma em cada sete pessoas ainda pratica defecação ao ar livre.

São números que revelam a crise mundial do acesso à água e ao saneamento, e que assustam. Já mandamos pessoas para a Lua e não tardará para aterrizarmos em Marte, mas em pleno século 21, ainda não conseguimos garantir que a água, recurso essencial à vida nesta Terra, chegue limpa e tratada às casas de todas as pessoas do mundo, tampouco que todas as famílias possuam dignidade e higiene.Por isso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU consiste em garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos até 2030, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

Mas não basta ter água em quantidade, também é preciso qualidade, além de um consumo consciente. Cooperação internacional, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, proteção e recuperação de ecossistemas como florestas, montanhas, rios e aquíferos são ações fundamentais na planilha de gestão pública para atingirmos as metas da ONU. Tudo, claro, guiado pela urgência que um mundo em ebulição com a crise climática exige.

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água — um marco para chamar a atenção para a urgência de cuidar deste recurso tão precioso e cada vez mais ameaçado — confira alguns dos grandes números que revelam os gargalos que ainda precisamos enfrentar para garantir acesso equitativo à água limpa e tratada e ao saneamento básico universal.