Anchor Deezer Spotify

Abrir as janelas ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa?

Abrir as janelas ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa?

Nem sempre essa estratégia vai funcionar para todo mundo. Entenda em que situações ela pode ser benéfica para a saúde de toda a família

Você tem o hábito de abrir as janelas de casa para deixar o ar circular? De fato, essa pode ser uma medida simples, gratuita e eficaz para melhorar a qualidade do ar doméstico, trazendo vários benefícios para a saúde e o bem-estar da família. Porém, essa é uma estratégia que não vai funcionar para todo mundo e nem vai ser útil em todos os dias do ano. Em alguns casos, ela pode mais atrapalhar do que ajudar.

Para alcançar os resultados desejados, dependemos de uma série de fatores. “Primeiro, precisamos analisar como é a qualidade do ar externo. Se a residência fica numa região em que o ar externo é puro, abrir as janelas é uma boa estratégia. Agora, se for num lugar perto de indústrias ou onde há muita poluição, quanto mais a família ficar protegida dentro de casa, melhor”, afirma o pneumologista Álvaro Cruz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Fundação ProAR.

Se a sua casa fica perto de vias movimentadas ou indústrias, por exemplo, talvez seja melhor manter as janelas mais fechadas do que abertas. Na tentativa de fazer o ar circular, abrimos espaço para que poluentes também entrem na nossa casa. Isso não significa, porém, que você nunca deva abrir as janelas. O segredo é encontrar o equilíbrio: prefira fazer isso em horários de baixa poluição e clima ameno.

A dica do engenheiro Leonardo Cozac, presidente do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI), é sempre checar em plataformas ou aplicativos de meteorologia como está a qualidade do ar na região naquele dia. Se estiver classificada como “boa”, não há problema em abrir as janelas. Quando isso não for possível, podemos partir para outra alternativa, como os purificadores. “Eles limpam esse ar que está dentro daquele ambiente, eliminando micropartículas que podem ser prejudiciais”, explica.