Aberta seleção para mestrado profissional em Tecnologia Ambiental no Recife

Aberta seleção para mestrado profissional em Tecnologia Ambiental no Recife

Profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou que tenham experiência comprovada na área das Ciências Ambientais poderão se inscrever, até o dia 26 de novembro, para a seleção da turma do primeiro semestre de 2022 do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

O curso oferece a possibilidade de duas linhas de pesquisa:

Gestão e Degradação Ambiental
Resíduos Sólidos
Mudanças Climáticas e Meio Ambiente
Recursos Hídricos
Gerenciamento Costeiro Integrado

Tecnologia Ambiental
Contaminação Ambiental
Energia e Meio Ambiente
Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário
Caracterização e Tratamento de Efluentes
Tecnologias Mais Limpas

Ao todo serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 para a linha de pesquisa em Gestão e Degradação Ambiental e outras 15 para a linha de Tecnologia Ambiental. Os interessados em participar da seleção deverão preencher uma ficha de inscrição on-line e anexar os documentos solicitados no edital disponível no site do Itep.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Instituição e será gratuita, realizada mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos pelo projeto social mantido pela coordenação do mestrado junto a instituições carentes da Região Metropolitanas do Recife.

Processo seletivo

A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos e de suficiência em Inglês a serem realizadas em 18 de dezembro.  A bibliografia indicada para a prova de conhecimentos encontra-se disponível no site do Itep. Além disso, o candidato deverá apresentar o currículo Lattes atualizado e a proposta de Projeto de Pesquisa, cuja temática deverá estar obrigatoriamente vinculada a uma das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação. O modelo para o projeto de pesquisa está disponível no edital.

O projeto de pesquisa e os documentos serão avaliados nos dias 10, 11 e 12 de janeiro.  Os candidatos poderão ter acesso ao resultado final da seleção em 14 de janeiro. O período para matrícula vai de 24 a 26 de janeiro e as aulas terão início no dia 14 de fevereiro. O Mestrado acadêmico possui  duração de dois anos e funcionará com aulas durante duas semanas consecutivas de cada mês, no período noturno e aos sábados. O custo do curso pode ser dividido em até 30 parcelas de R$ 1.200,00, a serem pagas até o dia 10 de cada mês.

Programa de Pós-Graduação
em Tecnologia Ambiental

O programa é o único do Norte-Nordeste na área ambiental avaliado com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao estimular ações mútuas entre o setor produtivo e a pesquisa, o Mestrado do Itep contribui para a qualificação e fortalecimento da tecnologia ambiental em Pernambuco.

Serviço

Prazo: Até 26/11/2021

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Itep – Av. Prof. Luiz Freire, 700, Bloco C, Cidade Universitária, Recife – PE

Horário: 10h às 17h

Taxa: 2kg de alimentos não perecíveis