Anchor Deezer Spotify

A nova onda do marketing: empresas aderem ao ‘marketing verde’ com foco em sustentabilidade

A nova onda do marketing: empresas aderem ao ‘marketing verde’ com foco em sustentabilidade

Mobilidade sustentável vira vitrine para marcas comprometidas com impacto social

Em um mundo cada vez mais consciente de questões ambientais e sociais, o marketing tradicional tem dado lugar a uma nova e poderosa estratégia: o marketing verde. A adesão a iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social não é apenas uma questão de imagem, mas uma estratégia de negócio que constrói valor de marca e gera engajamento genuíno com o público.

Nos últimos anos, essa abordagem ganhou força. Segundo uma pesquisa de 2024 da Descarbonize Soluções, 66% dos brasileiros engajam com ações sustentáveis e 70% consideram o comprometimento ambiental por parte das marcas um critério importante, tornando essa pauta cada vez mais central nas estratégias de comunicação e branding das empresas.

Nesse cenário, o Bicicletar de Fortaleza, operado pela Serttel, se destaca como um case de sucesso de marketing com propósito. A empresa, com vasto portfólio em soluções de mobilidade inteligente, idealizou o sistema de bicicletas compartilhadas como uma plataforma de mídia OOH (Out of Home) com uma abordagem diferenciada, limpa, sustentável e com impacto social e ambiental.

A estratégia da Serttel se alinha perfeitamente com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Com uma operação que abrange todas as 12 regionais da cidade, o Bicicletar conta com uma frota de mais de 1.700 bicicletas, incluindo modelos infantis e elétricos, e uma média mensal de 115 mil viagens. Essa capilaridade urbana oferece uma visibilidade constante e positiva para as marcas. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 60% da população de Fortaleza está a, no máximo, 500 metros de uma estação de bicicleta. O índice mostra que este percentual de proximidade é maior que em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

Impacto Ambiental e Social

Cada viagem de bicicleta no sistema evita emissões de dióxido de carbono, contribuindo para a redução de congestionamentos e a melhoria da qualidade do ar na capital. Associar a marca a esse impacto direto conecta-a aos pilares da sustentabilidade e ESG. Desde o início de sua operação, a iniciativa já contribuiu para evitar a emissão de mais de 3.200 toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera. Essa estimativa é calculada com base na distância percorrida em cada viagem de bicicleta, substituindo deslocamentos que, de outra forma, seriam feitos por veículos motorizados e poluentes.

O sistema, além de ser um dos principais meios de transporte ativo de Fortaleza, é acessível a diferentes classes sociais e permite que milhares de pessoas se desloquem de forma econômica e saudável. Patrocinar o Bicicletar é, portanto, se alinhar a um projeto de transformação social real.

O Bicicletar é gratuito para os utilizadores do Bilhete Único ou da Carteira de Estudante, com viagens limitadas a 60 ou 90 minutos, dependendo do dia da semana, e requer um intervalo de 15 minutos entre cada uso.

Saúde e visibilidade estratégica

Ao incentivar a atividade física, o Bicicletar permite que a marca se associe a um estilo de vida saudável e ativo. A visibilidade gerada é inteligente e contextualizada, com a marca aparecendo em estações e bicicletas espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Essa presença urbana gera um alto alcance orgânico, o que a diferencia da mídia tradicional.

Grandes empresas que patrocinam projetos sustentáveis incluem, no Brasil, a Natura, O Boticário e Ambev; no setor de bioenergia, a Raízen; e no setor financeiro, Itaú, Banco do Brasil e Caixa, através do seu Selo Casa Azul. O Banco do Brasil, por exemplo, oferece crédito para energias renováveis e atua em projetos de conservação da Amazônia, a CAIXA apoia projetos de proteção e recuperação ambiental pelo Fundo Socioambiental CAIXA.

No Espírito Santo, o Sicoob é patrocinador dos sistemas de bicicletas compartilhadas na Grande Vitória. “Nossa marca é parceira do projeto em Vitória e Vila Velha desde o lançamento por entendermos que essas iniciativas representam um movimento para o futuro da mobilidade sustentável. O sistema promove um estilo de vida mais saudável e a construção de comunidades mais conectadas e conscientes, beneficiando nossos cooperados e a sociedade em geral”, afirma Carolina Bento, Gerente de Inteligência e Marketing do Sicoob central ES.

A Unimed Fortaleza foi patrocinadora do sistema Bicicletar por 10 anos. Na época que comunicou a saída do projeto, destacou que a parceria com o sistema revolucionou a política cicloviária, tornando as bicicletas compartilhadas uma iniciativa inovadora e acessível em toda a capital, proporcionando mais qualidade de vida à população, com incentivo à prática de exercícios físicos, de maneira coletiva e sustentável. A cooperativa acrescentou que cumpriu papel fundamental na criação de um legado de saúde e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte viável e sustentável para a cidade, frisando que o projeto continuará em andamento com outros parceiros.

“A visibilidade que o Bicicletar oferece é única. Não se trata apenas de colocar uma marca em um totem ou em uma bicicleta, mas de se associar a um movimento positivo, que promove saúde, bem-estar e sustentabilidade. É um marketing com propósito, que gera valor e engajamento para além do produto ou serviço”, afirma Israel Leite, Diretor Comercial da Serttel.

Atualmente, o Bicicletar de Fortaleza está disponível para patrocínio, apresentando uma oportunidade para empresas que buscam aumentar sua visibilidade de forma consciente e sustentável. O sistema se posiciona como uma plataforma ideal para se conectar com seu público de uma maneira significativa e duradoura, pedalando lado a lado com a responsabilidade social e ambiental.