Anchor Deezer Spotify

A melhor dieta para envelhecer bem, apoiada por um estudo de 30 anos com 100 mil pessoas

A melhor dieta para envelhecer bem, apoiada por um estudo de 30 anos com 100 mil pessoas

Pesquisadores listaram os melhores alimentos para chegar aos 70 sem doenças crônicas graves e com boa saúde cognitiva, física e mental

Ainda não inclui vegetais no seu cardápio? Um novo estudo publicado na revista científica Nature Medicine mostra que consumir regularmente esta classe de alimentos, assim como quantidades moderadas comidas ​​de origem animal (incluindo laticínios com baixo teor de gordura) garante um envelhecimento saudável.

De acordo com os pesquisadores, a definição de envelhecer com boa saúde é atingir 70 anos sem doenças crônicas graves e com boa saúde cognitiva, física e mental.

Para o estudo, foram analisados dados de mais de 100 mil pessoas, dentre elas, 70 mil mulheres e quase 35 mil homens. Foi realizado um acompanhamento ao longo de 30 anos.

Entre todos os participantes, 37,9% viveram até pelo menos 70 anos, 22,8% estavam livres de 11 condições crônicas, 33,9% mantiveram a função cognitiva, 28,1% preservaram a função física e 26,5% mantiveram a saúde mental.

Enquanto para aqueles que tiveram uma dieta rica em comidas ultraprocessadas tiveram uma probabilidade 32% menor de envelhecimento saudável.

Melhores e piores alimentos

No grupo dos alimentos que ajudam a um envelhecimento saudável estão:

  • Frutas e vegetais;
  • Grãos integrais;
  • Nozes;
  • Legumes; e
  • Alimentos com gorduras insaturadas (por exemplo, azeite de oliva).

Segundo os resultados, aqueles que consumiam de azeite de oliva e abacate tiveram funções físicas 40% melhor, superando até mesmo aqueles que se exercitavam regularmente, mas economizavam gorduras insaturadas.

Enquanto os que foram considerados “prejudiciais” foram:

  • Carnes processadas;
  • Alimentos com gorduras trans; e
  • Sódio.

Os benefícios protetores da alimentação se mostraram mais fortes entre mulheres, fumantes, indivíduos com menor status socioeconômico e sedentários. Ou seja, todos esses grupos tiveram maior chance de um envelhecimento saudável a partir das escolhas alimentares.