Abraço Ecológico
O Espaço Ecológico ganhou destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio Consciência Ambiental 2026, durante cerimônia realizada em São Paulo, com o projeto “Recuperação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável Turístico na Mata Sul de João Pessoa”. O projeto foi desenvolvido em uma área localizada às margens da PB-008, na Praia da Penha, litoral sul de João Pessoa, na Paraíba.
Receber o reconhecimento e o abraço dos participantes da premiação foi, sem dúvida, uma experiência extremamente gratificante. Representar a Paraíba com um projeto de tamanha relevância, cujos benefícios para o meio ambiente de João Pessoa são expressivos, reforça a importância da iniciativa, que pode servir de modelo para a recuperação de outras áreas degradadas.
Há 22 anos, o Espaço Ecológico desenvolve um trabalho pioneiro na Paraíba, voltado à educação ambiental, à sustentabilidade e à promoção da qualidade de vida. Trata-se de um desafio assumido por uma equipe de profissionais comprometidos com a preservação ambiental e com a construção de um futuro mais sustentável.
Em um período marcado por intensas agressões ao meio ambiente e pela crescente degradação dos recursos naturais, pesquisadores destacam que um simples abraço é capaz de estimular a liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e do bem-estar. Essa substância fortalece os sentimentos de apego, conexão e pertencimento, contribuindo para reduzir a sensação de solidão e promover o equilíbrio emocional.
João Pessoa já foi reconhecida como a segunda cidade mais verde do mundo. Entretanto, o acelerado processo de urbanização fez com que essa imagem passasse a ser questionada. Embora a cidade ainda possua áreas arborizadas e bem preservadas, o verde que a caracterizava já não se apresenta com a mesma exuberância de outrora.
O aniversário de João Pessoa, comemorado em 5 de agosto, poderia representar uma oportunidade para mobilizar a população em torno da recuperação dessa identidade. Uma campanha simbólica para “abraçar” literalmente a Avenida Epitácio Pessoa, por meio do plantio de mudas de árvores, como ipês-amarelos ou acácias, poderia estimular a consciência ambiental e ampliar a arborização urbana.

Imagem Criação IA
Os eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes em razão das mudanças climáticas, reforçam a necessidade de planejamento e adaptação por parte das cidades. Ondas de calor, períodos prolongados de estiagem e chuvas intensas exigem políticas públicas voltadas à preservação ambiental e à ampliação das áreas verdes.
Nesse contexto, cabe aos gestores públicos elaborar e implementar planos de ação efetivos para minimizar os impactos desses fenômenos sobre a população. A recuperação de áreas degradadas e sua transformação em espaços verdes constitui uma alternativa importante para reduzir as temperaturas urbanas, melhorar a qualidade do ar, favorecer a infiltração da água no solo e proporcionar melhor qualidade de vida, especialmente nas cidades do Nordeste e, em particular, na Paraíba.
O tempo exige ações concretas. Preservar e abraçar o meio ambiente é um compromisso que deve ser assumido por todas as gerações. Somente por meio da conscientização e de atitudes permanentes será possível garantir um ambiente mais saudável e sustentável para o presente e para o futuro.
