Anchor Deezer Spotify

Fábricas da Prometeon reciclaram quase 25 mil bitucas de cigarro no mês de junho

Fábricas da Prometeon reciclaram quase 25 mil bitucas de cigarro no mês de junho

Projeto de reciclagem da fabricante de pneus, implantado em junho de 2024, já evitou que mais de 135 kg de lixo tóxico fosse descartado indevidamente no solo, água ou aterro

– Implantado em junho de 2024 com o objetivo de alcançar a meta de redução de resíduos e promover a economia circular, o projeto Reciclagem de Bitucas de cigarro da Prometeon Tyre Group conquistou marcas significativas no último mês de junho. A empresa, única fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR, alcançou nas fábricas de Santo André (SP) e Gravataí (RS) um total de 24.250 bitucas coletadas. Esse número significa que 12.125 litros de água não foram contaminados pelo descarte incorreto de resíduos de cigarro.

No total, o projeto de reciclagem de bitucas da Prometeon acumular, desde junho de 2024, um total de 338.675 bitucas, nas fábricas de Santo André e Gravataí. Este número representa 135,47 kg de lixo tóxico que não foi descartado indevidamente.

O projeto é feito em parceria com a empresa Poiato Recicla, usina recicladora de cigarros com sede em Votorantim (SP). As bitucas recolhidas nas duas fábricas são transformadas em novos produtos, incentivando a economia circular. Após recolhidas, elas passam por uma triagem para remoção de impurezas. Na sequência, são submetidas a um processo de lavagem e descontaminação, que visa retirar todas as toxinas e deixar o material pronto para reciclagem.

Após a limpeza, este material é triturado e processado para a separação de componentes: acetato de celulose (filtro), papel e resíduo de tabaco. Cada componente tem um destino específico de reciclagem. Por exemplo, o acetato de celulose é transformado em papel reciclado; o papel é reciclado de forma convencional; e os resíduos de tabaco são compostados ou utilizados na produção de biofertilizantes.

Benefícios sociais e ambientais

Apontadas como uma das formas mais comuns de lixo do mundo, as bitucas de cigarro contêm mais de 4.000 substâncias tóxicas. Caso sejam descartadas incorretamente, podem contaminar solo e água, afetando ecossistemas e a vida marinha. Com a implantação do projeto da Prometeon, foram detectados benefícios e impactos positivos em quatro pilares: ambiental, social, econômico e de inovação.

No pilar ambiental, é possível notar que houve redução significativa da poluição urbana e marinha, graças à diminuição da contaminação do solo e água, além de mitigar impactos na flora e fauna. No social, destacam-se a geração de empregos na cadeia de reciclagem, conscientização sobre questões ambientais e melhoria na qualidade de vida nas cidades, por conta da redução da poluição visual e ambiental.

Os benefícios no pilar econômico são a criação de uma nova cadeia de valor a partir dos resíduos antes descartados e o desenvolvimento de novos produtos baseados em materiais reciclados. Por fim, a inovação trouxe como maior conquista o desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem e processamento de materiais. Tudo isso posiciona a empresa com destaque no desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras.

“Esta é uma forma de demonstrar que, com um pouco de planejamento e vontade, é possível eliminar muito do lixo que se produz. Aproveitamos para criar um espaço com informação na área das lixeiras dos fumantes, como parte de campanha interna de combate ao vício”, afirma Fabiana Santana, diretora de Recursos Humanos da Prometeon para as Américas.

“O melhor é que este papel não pode voltar a contaminar.  Ele fica limpo e não tem cheiro, por isso é circular. Também é circular, porque a bituca é um tipo de lixo que demora muito tempo para ser absorvido pela natureza, e contamina a água e o solo”, complementa a executiva.

Solução inovadora

A Poiato Recicla, responsável pela reciclagem das bitucas, é a única empresa credenciada a utilizar a tecnologia pioneira desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos da Universidade de Brasília (UnB).  O método tem como ponto de destaque oferecer soluções inovadoras e eficazes para os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos altamente poluentes.

Após transformada em massa celulósica, as bitucas tornam-se matéria-prima para a produção de papel artesanal, confeccionados pelos oficineiros do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Estes papéis ganham nova vida na forma de capas de caderno, blocos e agendas.

“A comercialização dos produtos contribui diretamente para o aprendizado e a geração de renda de pessoas em tratamento de saúde mental, promovendo autonomia, dignidade e reinserção social. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com ações que aliam responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, gerando impacto positivo e transformador na sociedade”, explica Fabiana Santana.

SOBRE O GRUPO DE PNEUS PROMETEON 

O Prometeon Tyre Group é o único fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR. A Prometeon possui um portfólio multimarca e multitier, que inclui PROMETEON, PIRELLI, FORMULA, AEOLUS, SESTANTE e ANTEO entre suas principais marcas. O Grupo possui quatro fábricas (duas no Brasil, uma no Egito e uma na Turquia), três unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (Itália, Brasil e Turquia), além de um Centro de Desenvolvimento (Egito). Presente nos cinco continentes, emprega aproximadamente oito mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Race Comunicação

Marcelo Laguna (11) 99184-7864

marcelolaguna@agenciarace.com.br

Rodrigo Freitas (11) 94039-5658

rodrigofreitas@agenciarace.com.br