Na Bienal do Lixo, tampinhas viram brindes, em tempo real

Projeto Protect Paradise, da Green Mining tampinhas plásticas e em chaveiros e outros objetos para o público
O público da II Bienal do Lixo de São Paulo pode conferir ao vivo como o que era resíduos ganha um novo significado com o descarte correto e tecnologia. Uma experiência interativa do projeto Protect Paradise, da Green Mining transforma tampinhas plásticas usadas levadas pelos visitantes em brindes como pentes, chaveiros, abridores de garrafas e baquetas. A peça produzida é reciclada em tempo real e entregue gratuitamente ao visitante.
A proposta alia inovação, educação ambiental e consciência coletiva. “Queremos mostrar, na prática, que o resíduo plástico pode deixar de ser um problema e se tornar um novo produto. A ressignificação é um passo essencial para que a sociedade repense seu consumo e passe a enxergar o lixo como um recurso”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
Embora as tampinhas utilizadas na Bienal não tenham sido coletadas em praias, o Protect Paradise nasceu justamente com esse propósito: combater a poluição em destinos turísticos e preservar os chamados paraísos naturais do Brasil e do mundo. Desde sua criação, em 2021, o projeto já reciclou mais de 500 toneladas de resíduos, transformando parte desse volume em 8.900 itens artesanais.

Com presença em locais como Trancoso (BA), Fernando de Noronha (PE) e Chapada dos Veadeiros (GO), a iniciativa atua com a coleta de embalagens de vidro e plástico em bares, restaurantes, escolas e pontos de descarte voluntário. Em Fernando de Noronha, por exemplo, integra o circuito “Noronha Plástico Zero”, com um contêiner interativo presente na Praça Flamboyant.
“O descarte incorreto de plástico tem impactos devastadores na vida marinha e no meio ambiente. Sabemos que mais de 13 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos todos os anos. Criamos o Protect Paradise para mostrar que cada atitude conta e que é possível transformar esse cenário com inovação e engajamento”, reforça Rodrigo Oliveira.

A Bienal do Lixo 2025 acontece entre os dias 21 e 22 de maio no Parque Villa Lobos, Zona Oeste de São Paulo, e conta com uma extensa programação gratuita de oficinas, exposições, mostras de cinema, moda sustentável e painéis de debate, unindo arte e educação ambiental para repensar o futuro do planeta.
Bienal do Lixo 2025
- Data: 21 a 25 de maio
- Local: Parque Villa-Lobos
- Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo/SP
- Horário: das 9h às 18h
- Entrada: gratuita – ingressos via Sympla
