Anchor Deezer Spotify

Na Bienal do Lixo, tampinhas viram brindes, em tempo real

Na Bienal do Lixo, tampinhas viram brindes, em tempo real

Projeto Protect Paradise, da Green Mining tampinhas plásticas e em chaveiros e outros objetos para o público

O público da II Bienal do Lixo de São Paulo pode conferir ao vivo como o que era resíduos ganha um novo significado com o descarte correto e tecnologia. Uma experiência interativa do projeto Protect Paradise, da Green Mining transforma tampinhas plásticas usadas levadas pelos visitantes em brindes como pentes, chaveiros, abridores de garrafas e baquetas. A peça produzida é reciclada em tempo real e entregue gratuitamente ao visitante.

A proposta alia inovação, educação ambiental e consciência coletiva. “Queremos mostrar, na prática, que o resíduo plástico pode deixar de ser um problema e se tornar um novo produto. A ressignificação é um passo essencial para que a sociedade repense seu consumo e passe a enxergar o lixo como um recurso”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

Embora as tampinhas utilizadas na Bienal não tenham sido coletadas em praias, o Protect Paradise nasceu justamente com esse propósito: combater a poluição em destinos turísticos e preservar os chamados paraísos naturais do Brasil e do mundo. Desde sua criação, em 2021, o projeto já reciclou mais de 500 toneladas de resíduos, transformando parte desse volume em 8.900 itens artesanais.

Protect Paradise
Contêiner Protect Paradise. | Foto: Green Mining

Com presença em locais como Trancoso (BA), Fernando de Noronha (PE) e Chapada dos Veadeiros (GO), a iniciativa atua com a coleta de embalagens de vidro e plástico em bares, restaurantes, escolas e pontos de descarte voluntário. Em Fernando de Noronha, por exemplo, integra o circuito “Noronha Plástico Zero”, com um contêiner interativo presente na Praça Flamboyant.

“O descarte incorreto de plástico tem impactos devastadores na vida marinha e no meio ambiente. Sabemos que mais de 13 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos todos os anos. Criamos o Protect Paradise para mostrar que cada atitude conta e que é possível transformar esse cenário com inovação e engajamento”, reforça Rodrigo Oliveira.

Protect Paradise
A transformação acontece na hora e o brinde é entregue gratuitamente ao público. Foto: Eduardo Frazão

A Bienal do Lixo 2025 acontece entre os dias 21 e 22 de maio no Parque Villa Lobos, Zona Oeste de São Paulo, e conta com uma extensa programação gratuita de oficinas, exposições, mostras de cinema, moda sustentável e painéis de debate, unindo arte e educação ambiental para repensar o futuro do planeta.

Bienal do Lixo 2025

  • Data: 21 a 25 de maio
  • Local: Parque Villa-Lobos
  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo/SP
  • Horário: das 9h às 18h
  • Entrada: gratuita – ingressos via Sympla
Bienal do Lixo
Imagem: Divulgação