Anchor Deezer Spotify

Inscrições Abertas para olimpíada escolar do WWF-Brasil

Inscrições Abertas para olimpíada escolar do WWF-Brasil

Estudantes de escolas de todo o Brasil podem se cadastrar para participar e realizar ações para ajudar a natureza a se regenerar

Estão abertas as inscrições para a 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil (organização sem fins lucrativos de combate à degradação socioambiental), uma competição colaborativa que estimula estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar a agir em um momento de emergência climática, com aplicação do aprendizado teórico em ações práticas.

Podem participar da competição colaborativa estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Assim que realizar o cadastro, grátis e rápido, o estudante pode começar a realizar os quizzes da Fase Online sobre temas urgentes e fundamentais para acumular pontos, tais como: Escassez Hídrica e Segurança Alimentar, além de formar seu grupo para a Fase Prática, que deve ter um professor responsável inscrito. É possível se cadastrar como “visitante”, caso não preencha os critérios de participante, para se desafiar nos quizzes, mas sem concorrer na olimpíada.

Katarina Silva/ Coletivo Miracema//WWF-Brasil

Mais sobre as fases:

Fase Online – Etapa individual de aprendizado teórico e ‘gamificado’ pela internet. Após realizarem o cadastro, os alunos terão acesso a materiais relacionados a 10 temas formativos, todos ligados à restauração de ecossistemas. Ao final de cada tema, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em um quiz, com perguntas desafiadoras, que contarão pontos para sua nota final da fase online. Cada quiz vale de 0 a 10 pontos, e é possível refazê-lo quantas vezes for necessário para buscar a melhor pontuação.

Fase Prática – Realizada em grupo, é uma etapa de elaboração e execução de ações relacionadas ao tema Restauração. Nesta fase, os alunos serão incentivados a formar grupos de até 5 pessoas, que deverão ser acompanhados por um professor orientador. Estão disponíveis 27 Planos de Ação como inspiração, mas os estudantes devem criar suas próprias iniciativas de acordo com seu contexto e criatividade. As ações devem ser registradas e enviadas pela plataforma, em texto, foto e/ou vídeo, sendo este relato a base para a avaliação do projeto.

Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias que valem prêmios: Comissão Julgadora e Voto Popular. “No contexto de crise climática, em que todos precisam mudar o paradigma e se ver como parte da natureza, as escolas têm um papel fundamental. A Restaura Natureza responde a uma angústia que estamos vivendo, nos permite sair da paralisia e partir para a ação prática a partir de conhecimentos e saberes. Os estudantes criam ações que fazem sentido no seu contexto e têm vivências que os acompanharão por toda a vida”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação.

Katarina Silva/ Coletivo Miracema//WWF-Brasil

A 3ª edição da olimpíada está fortemente conectada à COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro no Brasil, em Belém (PA), e à 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Uma das sugestões de ação prática apresentada aos estudantes, por exemplo, é a criação e desenvolvimento de uma COP do Clima local, focada na discussão e busca de soluções para os desafios ambientais enfrentados em seu território. Outra ação sugerida aos participantes é para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, com propostas como a desimpermeabilização de calçadas e descompactação do solo.

“A olimpíada é uma importante frente de atuação do WWF-Brasil dentro da estratégia de restauração da paisagem, pois crianças e jovens são atores essenciais na promoção de ações concretas, hoje e no futuro. Além de se conectarem com a natureza, implementam atividades ambientais e engajam suas famílias e a comunidade na causa. Eles são multiplicadores em escala nacional”, diz Veronica Maioli, especialista de Conservação do WWF-Brasil.

A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola. A empresa Aegea é apoiadora da olimpíada.

Informações e inscrições:

Site da Restaura Natureza:
www.restauranatureza.org.br

Mídias sociais:
https://www.instagram.com/restauranatureza/

@restauranatureza