Anchor Deezer Spotify

Em um ano, projeto ambiental recolhe um milhão de bitucas de cigarro nas praias do Rio

Em um ano, projeto ambiental recolhe um milhão de bitucas de cigarro nas praias do Rio

Trabalho voluntário mobiliza a sociedade e contribui para a preservação do ambiente

Desde agosto de 2023, durante os fins de semana, voluntários se reúnem em mutirões de limpeza para retirada de restos de cigarros, garrafas, latas, tampas, canudos, copos descartáveis e outros materiais jogados nas areias da orla do Rio. O resultado desse esforço resultou na marca de 1 milhão de bitucas removidas das praias cariocas.

— Em nosso primeiro mês de atuação, com apenas uma hora de dedicação diária, conseguimos retirar 20 mil bitucas da Praia de Copacabana. Esse feito nos impulsionou a trabalhar por resultados ainda mais expressivos e nossa causa ganhou corpo. Com a força e o carinho da população, acabamos criando uma verdadeira onda de solidariedade e ação. O orgulho dos participantes é tanto que, hoje, eles ostentam o título de “bituqueiros” — conta o idealizador do projeto, ambientalista e ex-secretário do Ambiente, Bernardo Egas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil, a cada 8 quilômetros de praia, mais de 200 mil bitucas de cigarro contaminam o solo e o mar. O dado é alarmante, já que o material carrega uma mistura tóxica que prejudica o ecossistema marinho e ainda ameaça diretamente a saúde humana – um risco ainda maior para as crianças que brincam na areia.

Para incentivar ainda mais a limpeza das praias da cidade, a “Revolução das Bitucas” se uniu a grandes aliados. Colaborando com a causa, a Orla Rio instalou bituqueiras nos quiosques, incentivando o descarte adequado dos resíduos. E a ONG ReMAR se juntou aos “bituqueiros”, levando catadores autônomos de recicláveis para a linha de frente, ampliando o impacto positivo da iniciativa.

Rumo à sustentabilidade

Em tramitação na Câmara dos Deputados , o Projeto de Lei N.º 2.635/2023 propõe que as indústrias de cigarros sejam responsabilizadas pelos custos de limpeza das bitucas, nas ruas e praias. A iniciativa é essencial para que empresas adotem práticas mais sustentáveis e ajudem a financiar soluções ecológicas para o descarte correto dos resíduos.