Anchor Deezer Spotify

9 soluções premiadas para reduzir o lixo plástico

9 soluções premiadas para reduzir o lixo plástico

Xô, poluição plástica! Desafio entre países africanos selecionou iniciativas inspiradoras

Empresas na África subsaariana estão empenhadas em reduzir a poluição plástica e, consequentemente, amenizar o volume de poluição que atinge os oceanos. Para jogar luz sobre tais iniciativas e incentivá-las, foi criado o Afri-Plastics Challenge.

Mais de 17 milhões de toneladas de resíduos são gerados anualmente na África Subsaariana e apenas 12% dos resíduos plásticos são reciclados. Entretanto, diversas empresas locais estão empenhadas em reduzir a poluição plástica e, consequentemente, amenizar o volume de poluição que atinge os oceanos. Para jogar luz sobre tais iniciativas e incentivá-las, foi criado o Afri-Plastics Challenge.

Com apoio financeiro do Governo do Canadá – como parte do Fundo de Mitigação de Lixo Marinho – e da empresa social Challenge Works, o desafio recebeu mais de mil inscrições que foram reduzidas a uma lista dos 40 projetos mais promissores, 60% dos quais liderados por mulheres. Parte dos projetos pré-selecionados, receberam financiamento, subsídios e apoio, mas a maior parte do prêmio de £ 4,1 milhões foi dividido entre nove projetos vencedores.

Os premiados na seleção final incluem uma assinatura de fraldas reutilizáveis, em Ruanda, uma empresa queniana que fabrica escovas com fibras de coco descartadas e a fabricação de uma sacola feita de plantas aquáticas invasoras. Confira abaixo todas as soluções premiadas dividas em três categorias:

Acelerando o crescimento

Green Industry Plast – Togo (Lomé, Togo)

pavimento plástico
Plástico vira pavimento. Foto: Green Industry Plast | Divulgação

A solução da GIP-Togo é estabelecer unidades de coleta e triagem de resíduos plásticos nas principais cidades do Togo, em colaboração com as autoridades locais. O objetivo é recolher e valorizar resíduos de plástico para fins de reciclagem e reutilização na fabricação de tijolos, pavimentação, quadros brancos para escolas, entre outros itens.

Chanja Datti (Abuja, Nigéria)

resíduos plásticos
Foto: Chanja Datti | Divulgação

A solução de Chanja Datti é um processo interno de tecnologia de ponta a ponta para reciclagem de resíduos plásticos, comprando diretamente dos catadores de lixo, que estão entre as pessoas mais marginalizadas da sociedade. A organização opera uma série de centros de reciclagem em Abuja e no norte da Nigéria. Os plásticos coletados são processados ​​e vendidos como plásticos reciclados pós-consumo.

Mega Gas (Nairóbi, Quênia)

plástico vira gás
Foto: Mega Gas | Divulgação

A Mega Gas converte resíduos plásticos em gás de cozinha limpo e acessível por meio de um processo patenteado. O principal objetivo da empresa é converter os resíduos de polietileno/plástico não triados, que impactam o meio ambiente, em combustível gasoso limpo por meio de um processo de craqueamento térmico de destilação e compressão que não crie emissões, resíduos ou poluição. O combustível é colhido em cilindros de metal para facilitar o uso e o manuseio.

Criando Soluções

Chemolex (Nairóbi, Quênia)

bioplástico
Fotos: Chemolex | Divulgação

A solução Chemolex é um material reciclável, reutilizável e 100% biodegradável que substitui totalmente o uso de polímeros plásticos de uso único em embalagens de alimentos e na fabricação de fraldas. O produto é feito de um material de base biológica produzido a partir de plantas invasoras aquáticas que crescem agressivamente no Lago Vitória (um dos Grandes Lagos Africanos), no Quênia.

EcoCoCo Homecare (Kilifi, Quênia)

fibra de coco
Foto: EcoCoco | Divulgação

EcoCoco é uma linha de produtos multiuso para cozinha (esfregões, escovas e vassouras) feitos de fibras da casca de coco. Ou seja, são produzidas cerdas naturais e compostáveis, que ajudam as famílias a reduzirem a quantidade de resíduos plásticos produzidos em casa.

Toto Safi (Kigali, Ruanda)

fralda reutilizável
Foto: Toto Safi | Divulgação

A solução da Toto Safi é um serviço de fraldas de pano reutilizáveis ​​para que os pais não tenham que escolher entre conveniência e poluição. Para muitos, as fraldas reutilizáveis ​​não são acessíveis nem convenientes. O serviço baseado em aplicativo da Toto Safi oferece um pacote de fraldas de pano limpas e esterilizadas, a um custo acessível. A ideia é facilitar a redução de fraldas descartáveis.

Promovendo a Mudança

Catharina Natang (Buea, Camarões)

A solução de Catharina Natang visa treinar designers locais na conscientização da moda sustentável e capacitá-los para entender a presença sutil, mas massiva, de tecidos à base de plástico na indústria da moda. Os alunos aprenderão sobre alternativas inovadoras não plásticas existentes e como acessá-las, e também como reciclar, descartar adequadamente e selecionar alternativas não plásticas.

Ukwenza VR (Nairóbi, Quênia)

O Ukwenza VR usa narrativas de realidade virtual para mostrar a jornada de um pedaço de plástico após o descarte. O foco é educar os usuários sobre como o lixo plástico pode acabar prejudicando o meio ambiente e incentivar as pessoas a serem mais cuidadosas ao se livrarem de seus resíduos plásticos.

Baus Taka Enterprise (Mombasa, Quênia)

A campanha #StopPlasticPollution usa um aplicativo móvel para promover a segregação de resíduos plásticos enquanto aumenta a conscientização sobre práticas responsáveis ​​de gerenciamento de resíduos por meio de incentivos financeiros. Serão incluídos no aplicativo, por exemplo, pontos que podem ser trocados por serviços médicos em clínicas de saúde parceiras.