54 novas espécies de aranhas são nomeadas em homenagem a David Bowie

54 novas espécies de aranhas são nomeadas em homenagem a David Bowie

Fã do músico, o aracnólogo alemão Peter Jäger espera que, ao batizar gênero de “Bowie”, as pessoas se interessem mais pelos animais e zelem por sua conservação

Ziggy StardustMajor Tom e Heroes são palavras que os fãs do cantor pop David Bowie conhecem bem e, agora, formam parte dos nomes de 54 espécies de aracnídeos. O responsável pela homenagem é o aracnólogo alemão Peter Jäger, pesquisador do Museu de História Natural Senckenberg e admirador do músico, falecido em 2016 devido a um câncer de fígado.

Jäger homenageou o cantor, que completaria 75 anos em 2022, nomeando um novo gênero de aracnídeos de Bowie. O gênero  engloba 54 espécies originárias da Ásia, que podem ser encontradas do Netal ao sul da Índia. As aranhas Bowie pertencem à família Ctenidae, cujo representante mais famoso é a armadeira, aracnídeo encontrado no Brasil e em outros países da América do Sul que possui uma picada fatal aos humanos.

“Ao examinar espécies de uma linhagem predominantemente asiática nesta família, logo percebi que elas não poderiam ser atribuídas a nenhum gênero preexistente”, explica em nota o aracnólogo Peter Jäger,

As aranhas do gênero Bowie apresentam o comportamento de viver na serrapilheira de florestas. Os animais também tem pouco alcance, sendo um raio de 100 quilômetros a maior distância percorrida já documentada.

Segundo o autor da pesquisa, por estarem em espaços bem definidos, o risco das espécies entrarem em extinção é alto. “Mesmo pequenas mudanças em seu habitat podem levar à extinção”, diz o expecialista em nota.

Bowie rebelrebel,  um dos gêneros de aranha nomeados em homagem a David Bowie (Foto: Senckenberg/Jäger)
Bowie rebelrebel, um dos gêneros de aranha nomeados em homagem a David Bowie (Foto: Senckenberg/Jäger)

Publicado nesta quinta-feira (4) no periódico Zootaxa, o artigo descreve as espécies do novo gênero, que incluem referências a músicas de Bowie — como Bowie majortom ou Bowie heroes — e personagens — como é o caso de Bowie ziggystardust.

O aracnólogo Peter Jäger adotou um método de organização para a nomenclatura dos animais, dividindo os títulos de acordo com as áreas em que foram achados. Na parte noroeste da Ásia, os animais foram chamados por músicas mais antigas do artista. Já nas áreas asiáticas mais centrais, os nomes Bowie teenagewildlife ou Bowie chinagirl podem ser encontrados. No sudeste da Nova Guiné, a última obra de Bowie é homenageada com espécies como Bowie lazarus e Bowie blackstar.

Essa não é a primeira vez que Jäger nomeia aranhas em homenagem ao cantor. Em 2008, o pesquisador chegou a nomear uma nova espécie de aranha-caçadora de Heteropoda davidbowie. E o pesquisador já homenageou outras personalidades também, como Greta Thunberg, Nina Hagen, Boyan Slat e Malala Yousafzai.

Para Jäger, alguns dos motivos para as homenagens a celebridades é chamar a atenção da população para a diversidade de aracnídeos e para a proteção e conservação dos animais.  “Só protegemos o que conhecemos — e um nome atraente é muito mais provável de ser lembrado”, afirma o especialista em nota.