1 – Filhotes de elefantes chupam “dedo”

Elefante adulto e filhote em seu habitat natural
Imagem: Freepik

Assim como os bebês humanos, os filhotes de elefante também chupam “dedo”, mas com uma diferença: ao invés de ser o polegar, eles utilizam a própria tromba.

No entanto, esse não é um comportamento exclusivo apenas dos filhotes, pois em momentos de nervosismo e insegurança, os animais mais velhos da espécie também podem chupar a própria tromba, um comportamento que inclusive se assemelha ao dos humanos, que em momentos de tensão roem as unhas.

2 – Papagaios colocam nomes em seus filhotes

Papagaio em galho de árvore
Imagem: Freepik

Semanas depois que os seus filhotes nascem, os papagaios dão nomes a eles. No entanto, não são exatamente iguais aos que os humanos dão aos próprios filhos. No caso dessa espécie do reino animal, eles utilizam “pios” bem específicos para a identificação de cada um.

Dessa maneira, eles conseguem aprender os pios que são referentes aos membros da família, pais e irmãos, por exemplo, e assim conseguem ter uma “conversa”.

3 – Comunicação entre golfinhos

Imagem: TungCheung/Shutterstock)

Os golfinhos são seres muito inteligentes, apresentando inclusive vários traços parecidos com os humanos. Um dos mais interessantes que chama bastante a atenção dos pesquisadores é a capacidade de comunicação.

Estudos já comprovaram que essa espécie utiliza um sistema muito sofisticado de cliques, linguagem corporal e até mesmo assobios para transmitir informações. Outra curiosidade é que os golfinhos possuem a capacidade de demonstrar compaixão e empatia por meio da ajuda a indivíduos feridos ou angustiados em seus grupos.

2 – A divisão de trabalho das abelhas

Abelha voando sobre uma flor amarela em um fundo desfocado
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Assim como os humanos, as abelhas possuem uma incrível capacidade de divisão de trabalho dentro de suas colônias, funcionando quase como uma empresa. Isso faz com que elas mantenham o excelente funcionamento do local.

Isso pode ser inclusive comparado com a especialização dos humanos em diferentes profissões para manter a sociedade em pleno funcionamento. Além disso, esse comportamento em grupo, no mais famoso enxame, é muito parecido, inclusive, com uma democracia, na qual as abelhas tomam decisões conforme o que a maioria decide.

1 – Orangotango trata ferida com planta medicinal

Imagem: SUAQ Foundation

Cientistas ficaram impressionados ao notar que um orangotango utilizou o suco de uma erva reconhecidamente medicinal diretamente na ferida que tinha no rosto e em seguida, colocou as folhas mastigadas cobrindo-a por completo.

A descoberta foi realizada por cientistas do Instituto Max Planck de Comportamento Animal, da Alemanha, e publicada na revista Scientific Reports.