5 animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável

5 animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável

O reino animal pode conquistar olhares de admiração ou de estranhamento, às vezes simultaneamente. Existem animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável, e que são capazes de despertar essa mescla de sentimentos.

5. Tralhoto

O tralhoto tem uma visão adaptada para a água e para a superfície (Imagem: Hans Braxmeier/Pixabay)

O tralhoto (Anableps anableps) é um dos animais que se destacam por uma visão fora do comum: a comunidade científica chegou a apelidar a espécie de “peixe-de-quatro-olhos”, porque seus olhos são perfeitamente adaptados para observar tanto sob a água quanto na superfície. Esse peixe costuma ser encontrado na América do Sul, em rios, lagoas e mangues.

4. Libélula

As libélulas se destacam por uma visão bem nítida (Imagem: pazham/envato)

Além do incomum hábito de se alimentar de outros insetos, a libélula também chama a atenção por conta da visão nítida fornecida pela composição de seus olhos. Uma curiosidade é que esse inseto é capaz de assimilar uma grande variedade de cores. Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences chegou a analisar 12 espécies de libélulas e concluiu que elas possuem de 11 a 30 proteínas sensíveis à luz em seus olhos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

3. Choco

Um dos animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável é o choco, com sua pupila em forma de W (Imagem: Francis Nie/Unsplash)

Você já ouviu falar do choco? Trata-se de um molusco cefalópode (da mesma classe de polvos e lulas) que costuma viver em águas realmente profundas. E uma característica muito particular dessa espécie é sua pupila em formato de letra “W”. Essa forma tão excêntrica permite equilibrar um campo de luz verticalmente irregular. Ao contrário de outros cefalópodes, os olhos dos chocos podem girar, permitindo que eles vejam o mundo meio que “em 3D”.

2. Aranha-saltadora

A aranha-saltadora tem oito olhos, e pode ver quase em 360 graus (Imagem: Timothy Dykes/Unsplash)

Normalmente, as aranhas possuem oito olhos, mas têm uma visão realmente limitada. Isso não se aplica, porém, à aranha-saltadora (Phidippus audax), que pode ver quase 360 ​​graus ao seu redor com seus oito olhos, sendo que os outros pares ficam atrás da cabeça. Na prática, o animal utiliza os olhos grandes e primários na frente da cabeça para ver detalhes e os pequenos olhos secundários para ver os movimentos.

1. Camarão-louva-a-deus-palhaço

Camarão-louva-a-deus-palhaço reina a lista de animais com olhos bizarros (Imagem: nualaimages/envato)

Os olhos mais complexos do reino animal pertencem ao camarão-louva-a-deus-palhaço (Odontodactylus scyllarus), que vive em tocas nas rochas e no fundo do mar. Acontece que, enquanto os seres humanos têm dois tipos de fotorreceptores (um deles para a visão em preto e branco e o outro que permite a visão em cores), esse crustáceo marinho tem 16, o que permite distinguir cores invisíveis a vários outros animais, do ultravioleta ao infravermelho.