Anchor Deezer Spotify

25% dos tutores não sabe que seu cão sofre com ansiedade ou depressão

25% dos tutores não sabe que seu cão sofre com ansiedade ou depressão

Pesquisa mostra que os problemas de saúde mental não são exclusividade dos humanos e afetam também os cachorros. Porém boa parte dos tutores desconhece esse fato

Hoje em dia, muitas pessoas sofrem com problemas de saúde mental. Mas, segundo uma pesquisa realizada pela instituição sem fins lucrativos Guide Dogs, localizada no Reino Unido, esse problema também pode atingir os cachorros.

O estudo mostra que cerca de três quartos dos cachorros do país apresentam sinais de distúrbios psicológicos. Além disso, 74% deles, equivalente a 8,8 milhões de cães, mostram sinais de ansiedade e depressão. Enquanto 18%, têm esse comportamento semanalmente.

Contudo, o que realmente preocupa é que um quarto dos 1.000 tutores que foram entrevistados não estavam cientes que seus animais poderiam sofrer com problemas de saúde mental, que são caracterizados pelos seguintes sintomas: comportamento destrutivo, perda de apetite e baixo interesse em brincadeiras e atividades. A falta de percepção por parte da família pode agravar esse quadro no cachorro ao longo do tempo.

Muitos cães apresentam os sintomas de problemas de saúde mental, como perda de apetite e desânimo, mas boa parte dos tutores não percebem (Foto: Pexels/ Lina Kivaka/ CreativeCommons)
Muitos cães apresentam sinais de problemas de saúde mental, como perda de apetite e desânimo, mas boa parte dos tutores não percebem (Foto: Pexels/ Lina Kivaka/ CreativeCommons)

Por isso, a fim de prevenir essa disfunção, é importante que o tutor estimule o pet com diferentes atividades ao longo do dia e faça passeios diários, pois, assim, ele sempre estará ativo e ocupado, aliviando o seu estresse.