15º Ocupação do Rio Gramame acontece nesta sexta-feira em João Pessoa

15º Ocupação do Rio Gramame acontece nesta sexta-feira em João Pessoa

O Rio Gramame e a Escola Viva Olho do Tempo, através de seus parceiros: Prefeitura Municipal de João Pessoa / Defesa Civil JP, Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura do Conde, SUDEMA, AESA, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Federal, convocam toda a população e as Comunidades do Vale do Gramame para, juntos, ocupar o Velho Rio na 15ª Ocupação do Rio Gramame – Retirada das Macrófitas que fecham o leito do Rio Gramame , um ato público e emergencial em defesa da vida do rio, sua diversidade e os barqueiros pescadores que usam o leito do rio como meio de locomoção para a pesca e outras comunidades vizinhas.

A ação acontece no dia 22 de outubro, sexta feira, as 07horas da manhã e contará com a presença de Canoeiros, Barqueiros, Caiaqueiros, Remadores e demais excursionistas, além de ativistas ambientais e representantes de órgãos de defesa ambiental, respeitando sempre, o distanciamento social, como orienta as autoridade de saúde do Estado. O ponto de encontro será na Escola Viva Olho do Tempo a partir das 07h. Na ocasião serão feitas coleta das plantas conhecida como aningas, pastas e as baronesas que fecham o leito do rio, impedindo, assim, o fluxo da vida aquática e dos canoeiros pescadores, que usam o rio para navegação a outros rios, pescarias e transporte de turistas visitantes.

Ao longo desses últimos 18 anos a Escola Viva Olho do Tempo, junto as comunidades do Vale do Gramame e outras Instituições parceiras, vêm promovendo ações para sensibilização e conscientização da conservação e preservação deste rio. A retirada das Macrófitas, plantas bioindicadora de poluição é uma ação efetiva sócio-ambiental que visa ampliar a visibilidade em torno da causa de defesa do Rio Gramame, estamos noticiando toda a população para potencializar este dia de dedicação em favor das nossas águas, agir, refletindo as nossas atitudes diante dos recursos naturais, chamando atenção para as boas prática possíveis em consonância com a natureza que aceleram sua regeneração; o fomento ao turismo ecológico, geração de trabalho e renda para os moradores ribeirinhos, implementação de tecnologias social para saneamento o básico a exemplo dos Tanques de Evapotranspiração, a biorremediação, entre outras.

PROGRAMAÇÃO:

07H às 9H – CONCENTRAÇÃO | ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO
• Acolhida e Saudações aos Parceiros;
• Orientações aos parceiros e participantes.
• Caminhada até a Ponte dos Arcos – Rio Gramame
9H – INICIO DA AÇÃO

Inicio dos trabalhos com as maquinas.
• Embarque de Caiaques e Canoeiros (APOIO);
• Distribuição de Luvas (caso necessite) e Sacos de Lixo para Mutirão de Limpeza nas margens;
12H – FINALIZAÇÃO DA AÇÃO
• Retorno a Escola Viva Olho do Tempo (Lanche repositor de energia);

OBSERVAÇÕES:

Todo o percurso a ser trabalhado totaliza aproximadamente 500m; O Corpo de Bombeiros fornecerá apoio durante todo a ação;
É importante ressaltar que menores de 18 anos só poderão participar acompanhados dos pais ou responsáveis.
• Não jogar lixo (qualquer resíduo) no meio ambiente (retornar com seus resíduos);

RECOMENDAÇÕES:

Água (Cada um com sua garrafa) Lanchinho (cada um levar o seu) Boné ou chapéu, o que preferir Óculos de sol
Mascara Álcool gel Repelente
Calça (prevenir mosquito) Meia
Tênis

SERVIÇO:

15ª Ocupação do Rio Gramame – RETIRADA DAS MACRÓFITAS QUE FECHAM O LEITO DO RIO GRAMAME.
Data: 22/10 (sexta)

Hora: 07h
Local: Ponte dos Arcos -Rio Gramame
Informações: Ivanildo Santana | Escola Viva Olho do Tempo (83) 9 8639-3650/98831-3421. @ivanildosantanaduarte
@olhodotempo

Fonte:  Ascom