Bloco da Reciclagem recupera 25 toneladas de alumínio e plástico no Carnaval de SP
O número é refente à Central de Triagem do Ibirapuera, onde são concentrados mega blocos da programação paulista
Na cidade de São Paulo, o Bloco da Reciclagem 2026, composto por centenas de catadores, contabilizou mais de 25 toneladas de materiais recicláveis recuperados entre o período Pré-Carnaval (dias 7 e 8 de fevereiro) e o Carnaval (14 a 17). A operação, que segue neste final de semana (21 e 22), é xecutada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), em parceria com a Ambev e a EcoUrbis.
No período do trabalho, 25,88 toneladas foram recuperadas, sendo 8,81 toneladas de alumínio e 13,54 toneladas de plástico, além de 1.001 metas cumpridas (925 de 20kg e 76 de 15kg). Os números são refentes à Central de Triagem do Ibirapuera, onde são concentrados mega blocos da programação do Carnaval de Rua de São Paulo.
No campo ambiental, segundo os organizadores, a reciclagem realizada já representa economia de 66,95 barris de petróleo, preservação de 38,29 toneladas de bauxita, geração de mais de 188 mil MWh de energia economizada e redução de aproximadamente 106 toneladas de CO₂.
Já no social, o Bloco mobilizou 250 postos de trabalho, com um valor de hora média superior a 255% da hora percebida pelo salário mínimo oficial, gerando impacto correspondente a 11 mil pratos de comida.
“O Bloco da Reciclagem com atuação dos catadores e catadoras mostra que é possível unir sustentabilidade, geração de renda e protagonismo dos catadores na maior festa popular do país. Com o apoio de parceiros, a prestação de serviços dentro da folia garante o destino correto dos resíduos, além da oportunidade de renda extra para muitos catadores”, disse Roberto Rocha, presidente da Ancat, em comunicado.
As cooperativas envolvidas na operação são: Coopere Centro, Coopamare, Cooperpoba, Grupo Luz Divina e Casa do Catador com a parceria do Instituto Rede CataSampa, do Comitê da Cidade do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR_, do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR) e Pimp My Carroça. Todo o material coletado será destinado à Coopere Centro, responsável pela comercialização dos recicláveis.
