Papel alumínio: lado brilhante para fora ou para dentro? Veja o jeito certo de usar
Para acertar na cozinha, fique atento ao momento ideal de usar o lado brilhante ou o lado opaco, que têm propriedades opostas.
Na hora de embrulhar o peru para ir ao forno, a dúvida é clássica: qual lado do papel alumínio deve ficar para dentro e qual para fora, o brilhante ou o opaco?
🥵 A resposta tem a ver com as propriedades de absorção e de reflexão de calor do material, que, se usadas da forma correta, ajudam a cozinhar os alimentos mais rápido e a conservar melhor na geladeira depois.
✨🔥 Brilho para dentro na hora de assar
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/a/WCKccmRcquQbv8aAvieg/2150353346.jpg)
Papel alumínio: lado brilhante para fora ou para dentro? Veja o jeito certo de usar — Foto: Freepik
Quando você vai cozinhar, o indicado é deixar o lado mais brilhante do papel alumínio virado para o alimento e o fosco, para fora.
Quando você embala o alimento, a parte opaca deve ficar para fora porque ela absorve o calor externo, do forno, segundo Fernanda Suzumura, professora de gastronomia do Senac.
Já a parte brilhante vai refletir o calor do alimento, impedindo ele de escapar, o que acelera o processo de cocção.
✨❄️ Brilho para fora na hora de gelar
A lógica também vale para quando o objetivo é que que o alimento não esquente, mas nesse caso é melhor colocar a parte brilhante para fora e deixar a opaca virada para o alimento.
Se for guardar na geladeira, você faz o contrário, justamente para refletir o calor para fora, conforme Kay Gentile, gastrônoma.
Ainda segundo Gentile, o lado brilhante – justamente o que é indicado para ficar em contato com a comida – tem um pequeno ponto negativo: ele pode “grudar” mais no alimento do que o lado opaco.
