Associação Brasileira de Logística Reversa terá 3º Fórum Nacional

ABELORE reúne grandes nomes da sustentabilidade e economia circular em São Paulo e dá posse à primeira mulher em sua presidência
A Associação Brasileira de Logística Reversa, Abelore, realiza no dia 15 de outubro o seu o 3° Fórum Nacional de Logística Reversa. Nesta edição, os participantes poderão se inscrever gratuitamente e terão a oportunidade de acompanhar painéis e palestras com grandes nomes da sustentabilidade, que irão debater e apresentar caminhos para que a Economia Circular possa alavancar as estratégias e o posicionamento do Brasil durante a COP 30.
Com uma programação diversa, o evento vai trazer painéis temáticos, palestras, pitch de soluções de impacto e espaço para conexões. O objetivo é fortalecer a logística reversa como instrumento de inovação e responsabilidade socioambiental e dar luz à relação direta que o aumento da reciclagem tem para impulsionar a economia verde, descarbonização e proteção da Floresta Amazônica.
“O nosso país é o quarto maior gerador de lixo do planeta e pode se tornar uma das lideranças econômicas da circularidade”, afirma Alexandre Furlan, presidente do Conselho Gestor da Abelore.

“A Abelore reúne os principais empreendimentos de inovação na cadeia da logística reversa e reciclagem no Brasil e entendemos que é essencial integrar o Fórum à COP30. Por isso, teremos espaços de diálogo entre líderes, colaboradores e entusiastas do tema para traçarmos posicionamento de como o nosso país pode conduzir a agenda”,
O evento, que já teve outras edições em 2023 e 2024, neste ano contará com a parceria da S2F Partners e da InvestSP, que apoiam na estruturação e na promoção de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável no país. Também apoiam o fórum a Yunus, eCycle, SP Regula, ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e Tetra Pak.
Saville Alves assume a presidência da ABELORE

A posse de Saville Alves como presidente da ABELORE acontece durante o 3º Fórum Nacional de Logística Reversa. Primeirta mulher a ocupar o cargo, Saville é fundadora da startup nordestina de impacto socioambiental SOLOS, e traz para a associação uma visão voltada à inovação, descentralização e fortalecimento das conexões entre empresas, sociedade e poder público em torno da agenda da economia circular.
“Nossas associadas são organizações que fazem a logística reversa de verdade no país com soluções inovadoras, descentralizadas e inclusivas. São mais de 400 mil toneladas de resíduos direcionados para a reciclagem, o que nos possibilita entender bem os desafios e as conquistas desta agenda. Representar esse setor é uma grande honra que reitera o meu compromisso de fazer a reciclagem acontecer no Brasil de forma justa e inclusiva”, afirma.

A nova gestão terá dois eixos importantes de atuação: o fortalecimento da comunicação e da autonomia institucional e a contribuição técnica da ABELORE na regulamentação do setor “Teremos uma comunicação mais constante e propositiva, trazendo posicionamentos sobre temas relevantes e orientando tanto o cidadão, estabelecendo um diálogo com o poder público e orientando as grandes companhias a aprimorar suas diretrizes de logística reversa”, explica.
Além dos avanços técnicos e institucionais, Saville reforça o simbolismo de sua posse. “Assumir a presidência como mulher, à frente de um negócio que nasceu no Nordeste, mostra que é possível descentralizar a liderança e dar visibilidade a outros territórios. Essa conquista é também reflexo do reconhecimento que a SOLOS alcançou nacionalmente e que agora se expande para representar as quase 20 associadas da ABELORE”, conclui.
3º Fórum Nacional de Logística Reversa

- Data: 15 de outubro de 2025
- Local: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo- InvestSP, Av. Escola Politécnica, 82, São Paulo-SP.
- Inscrição: Gratuita via sympla
- Programação e informações: www.abeloreforum.com
- Instagram: @abelorebr
ABELORE
A Abelore (Associação Brasileira de Logística Reversa) tem como objetivo unir as empresas de logística reversa do Brasil para ampliar a reciclagem no país. A associação possui mais de 20 empresas e instituições do setor associadas que estarão presentes no evento. Juntas, essas instituições já foram responsáveis por mais de 432 mil toneladas de resíduos reciclados.