Anchor Deezer Spotify

Método inovador tem meta de revolucionar compostagem urbana

Método inovador tem meta de revolucionar compostagem urbana

Com atuação em São Paulo, a Serei Composto faz a coleta de resíduos orgânicos e compostagem em projeto escalável e adaptado às cidades

Os resíduos orgânicos são cerca de 50% do “lixo” produzidos nas cidades. Dar um destino correto a este material, gerado nas casas, comércios e empresas garante que metade dos resíduos sólidos urbanos se transforme em adubo orgânico por meio de um processo natural e relativamente simples. Estamos falando da compostagem, a decomposição controlada de resíduos orgânicos que gera um composto nutritivo para o solo e que pode substituir agrotóxicos na agricultura.

Além de favorecer uma agricultura mais sustentável e saudável, a compostagem evita que os resíduos sejam destinados a aterros ou mesmo lixões, onde produzem gases de efeito estufa, desde o transporte até a disposição final. Outra grande vantagem é uma separação melhor do que chamamos de lixo: longe dos orgânicos, os materiais recicláveis ficam mais limpos, têm mais valor agregado e melhoram a vida de catadores, catadoras e das cooperativas de reciclagem nas cidades.

compostagem urbana
Oficina de compostagem na Vila Mariana, bairro da Zona Sul de São Paulo. Foto: Ecobairro

E aí? Quer compostar seus resíduos orgânicos? Se você não tem tempo, disponibilidade ou interesse em ter um minhocário em casa ou participar de projetos de compostagem comunitária, pode fazer isso sem nenhum esforço. É só contratar empresas que fazem a coleta dos seus resíduos orgânicos e, por um valor mensal, contribuir para que essa solução baseada na natureza ganhe cada vez mais força e espaço.

Quem mora na Zona Oeste de São Paulo, pode contratar com a Serei Composto, um projeto desenvolvido pelo agrônomo Francisco Ugayama e pelo publicitário Marceno Braga. Juntos, eles combinaram suas especialidades e prometem uma gestão de resíduos orgânicos que une rigor técnico e sensibilidade criativa para transformar o cenário das cidades.

Por planos mensais a partir de R$ 59 é possível contratar a coleta dos resíduos na sua casa ou empresa e garantir que eles serão encaminhados para a compostagem. Ao contratar o serviço você recebe um kit com um baldinho, sacos compostáveis e serragem para controlar a umidade e possíveis odores dos seus resíduos orgânicos (que desaparecem quando o baldinho está fechado).

serei composto fundadores
O agrônomo Francisco Ugayama e o publicitário Marceno Braga, fundadores da Serei Composto. Foto: Divulgação

“Mais do que uma solução ambiental, o projeto é um convite à transformação urbana a partir de práticas regenerativas, conectando ciência, design e empreendedorismo social”, conta Francisco Ugayama.

A principal inovação está na verticalização das leiras, uma técnica que permite realizar compostagem mesmo em espaços reduzidos, como quintais, varandas, garagens e áreas urbanas limitadas. Outra vatagem dessa técnica, segundo a dupla é a redução significativa do tempo de transformação da matéria, o que viabiliza o processamento de volumes escaláveis de resíduos em menos tempo.

As leiras convencionais são pilhas horizontais formadas por matéria orgânica rica em nitrogênio e carbono que serão biodegradadas num período entre 3 e 4 meses. Tanto as leiras convencionais como a leira vertical da Serei Composto podem chegar a mais de 65ºC e, portanto, são consideradas como compostagem termofílica (ou quente), diferentemente da vermicompostagem, que é realizada com minhocas.

leiras verticais em ecobags
Pare-Leira: compostagem em leiras verticais. Foto: Serei Composto

Após a montagem de bags contendo uma parte de resíduo, uma de composto e outra de orgânicos secos acontece a verticalização onde a empresa está chamando carinhosamente de “prate-leira”, estruturas de ferros preparadas para suportar o peso e a manutenção das bags.

O modelo da Serei Composto quebra paradigmas da compostagem tradicional ao permitir logística de baixo impacto, descentralização dos pontos de tratamento e proximidade com os centros urbanos. São elementos-chave para aliviar a pressão sobre os aterros sanitários e fomentar a circularidade dos resíduos gerados por restaurantes, hotéis, mercearias, supermercados e condomínios residenciais.

Além da inovação técnica, a Serei Composto estrutura seu impacto por meio de modelos de negócio sustentáveis e replicáveis, que incluem consultorias especializadas e serviços de coleta de resíduos orgânicos em residências, empresas e eventos.

gestão de resíduos em eventos
Gestão de resíduos em eventos. Foto: Serei Composto

A proposta dialoga diretamente com empresas e iniciativas comprometidas com a sustentabilidade, como o Instituto Chão, que já integra a rede de clientes da Serei Composto, além da possibilidade das assinaturas para pessoas físicas, que separam seus resíduos até o dia da coleta em baldinhos com tampas herméticas, contra mau cheiro e insetos, fornecidos pela empresa.

A Serei Composto foi responsável pela compostagem dos resíduos orgânicos de aproximadamente mil refeições do evento mais importante do mundo sobre economia circular, o Fórum Mundial de Economia Circular 2025, que aconteceu na Oca, do Parque do Ibirapuera no mês de maio.

Durante o evento, a Serei composto foi destaque na sessão “Circular talks: visões do futuro”, que explorou em uma série de Ted Talks sobre os desafios para o futuro da economia circular, apresentando estratégias e soluções que estão sendo desenvolvidas em diversos setores.

“A Serei Composto propõe um novo olhar sobre os resíduos: não como problema, mas como recurso”, completa Marceno Braga.

baldinho compostagem
O baldinho faz parte do kit de compostagem doméstica. Foto: Serei Composto

O que pode ser encaminhado para compostagem com a Serei Composto?

  • Pode: restos de frutas, legumes, cascas, pão, bolo, guardanapos usados, papel picado, sachês de chá, coador e borra de café, palitos de dente, carnes, ossos (moderadamente) e restos de alimentos cozidos ou crus.
  • Não pode: Gorduras, pois podem gerar mau cheiro e atrair insetos. Rejeitos de banheiro e higiene pessoal. Líquidos em geral.

Quer contratar a serei composto? Acesse o site e escolha o melhor plano para você.

serei composto planos
Imagem: Serei Composto

A empresa atende a cidade de São Paulo nos seguintes bairros da Zona Oeste:

  • Coleta às quinta-feiras: Lapa, Alto da Lapa, Vila Romana, Parque da Lapa, Vila Ipojuca, Vila Leopoldina, Vila Anastácio, Boaçava, Vila Ida.
  • Coleta às sextas-feiras: Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Pompeia, Vila Anglo Brasileira, Jardim Vera Cruz, Perdizes e Sumaré.Confira se você está no perímetro atendido aqui