Anchor Deezer Spotify

China quer imprimir tijolos em 3D com terra lunar para construir futura base

China quer imprimir tijolos em 3D com terra lunar para construir futura base

China está se preparando para usar o regolito lunar para produzir tijolos em nosso satélite natural por impressão 3D. Além de inovador, o sistema pode ajudar o país em seus planos para construir uma base na superfície lunar em um futuro não muito distante.

O envio de qualquer tipo de objeto ou material à Lua tem custos altíssimos, portanto, é mais eficiente usar os recursos disponíveis por lá. Pensando nisso, a China desenvolveu um dispositivo capaz de criar tijolos a partir da poeira lunar, descrito como o primeiro do tipo no mundo.

Representação de uma missão robótica da China explorando o polo sul da Lua (Reprodução/CCTV)
Representação de uma missão robótica da China explorando o polo sul da Lua (Reprodução/CCTV)

“Esse sistema usa a luz solar, coleta a energia solar e a transmite para a Lua com fibras ópticas”, explicou Wu Weiren, diretor-chefe do Programa de Exploração Lunar Chinesa, em entrevista à estatal CCTV.

Segundo ele, a concentração da luz solar permite alcançar temperaturas entre 1.400 e 1.500 ºC, suficientes para derreter o solo lunar. “Depois, nosso dispositivo usa a tecnologia de impressão 3D para moldar o material derretido em tijolos de diferentes especificações. Esta abordagem nos permite usar recursos encontrados na Lua sem precisar transportar água e outros materiais da Terra”, acrescentou.

Este é apenas um dos vários projetos da China para a exploração do nosso satélite natural. O país vem trabalhando também em suas missões Chang’e 7 e 8, que prometem explorar os recursos presentes no polo sul lunar em busca de água. A água ali vai servir tanto para o consumo dos astronautas quanto para a produção de compostos essenciais para missões, como propelente para foguetes.

Vídeo: Curiosidades da Lua