Empreendedor cria sistema de reúso de água e fatura R$ 80 mil por ano

Tecnologia sustentável criada por Francisco Valdísio já gerou economia de R$ 36 mil anuais para condomínio no DF e impulsiona preservação dos recursos hídricos
Em Águas Claras, região do Distrito Federal, um sistema inovador de reúso de água tem feito a diferença para moradores de um condomínio que o adotou há cinco anos. Criado por Francisco Valdísio, 69 anos, o projeto trata e reutiliza a água que seria descartada de máquinas de lavar roupa para a irrigação de plantas e limpeza de áreas comuns. A iniciativa trouxe uma economia mensal de R$ 3 mil para o condomínio, totalizando R$ 36 mil por ano, recursos agora investidos em benfeitorias e lazer para os condôminos.
A tecnologia desenvolvida pelo empreendedor também pode ser adaptada para residências e outros estabelecimentos, como lava-rápidos, hotéis, escolas e lavanderias. O custo de instalação varia entre R$ 900 para clientes residenciais e R$ 18 mil para condomínios. O condomínio pioneiro na adoção da solução recebeu o selo de Guardião da Água, concedido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), reconhecendo seu compromisso com a sustentabilidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/I/z/BD4C3cQFipaJRntjPtnA/whatsapp-image-2025-03-21-at-12.50.02-1.jpeg)
Zenaide Lemos, síndica e cliente do sistema, relata que, antes da implementação da tecnologia, o condomínio passava até seis meses sem lavar a garagem para economizar água. Hoje, com o reúso, a limpeza é feita quinzenalmente, garantindo mais higiene sem aumento nos custos.
Francisco Valdísio, que mora em Samambaia, dedicou três anos à pesquisa e ao desenvolvimento do sistema, inspirado na própria experiência familiar de reutilização da água. Com 40 anos de experiência como técnico em eletrônica, decidiu inovar e empreender no setor ambiental. Seu projeto já fatura R$ 80 mil anualmente e segue em expansão.
A família tem sido fundamental no crescimento do negócio. A filha caçula apoiou sua formação em Gestão Ambiental, o filho mais velho ajudou na criação do e-commerce no qual as vendas são realizadas, e o filho do meio participa ativamente da produção e instalação dos equipamentos. Agora, ele aposta no marketing digital para ampliar o alcance de sua marca e consolidar sua empresa como referência em sustentabilidade. Assista à reportagem completa no site da PEGN.