Aviso importante aos foliões: protejam-se do sol e do calor durante as celebrações do Carnaval a partir deste final de semana. Os dias de folia deverão ser marcados por altas temperaturas nos estados do Centro-Sul do Brasil, decorrente da formação de mais uma onda de calor sobre o território nacional – a quinta de 2025.
A nova onda de calor abrangerá ao menos sete estados brasileiros, desde a Região Sul até o limite entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessa faixa, as temperaturas devem ficar mais de 5oC acima da média para o período. Ao mesmo tempo, o calor também será sentido em áreas do Centro-Oeste e do Nordeste, com os termômetros registrando máximas de 3oC a 5oC além do normal.
De acordo com o Climatempo, capitais como Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP) devem registrar recordes de calor para 2025 na próxima semana. Já outros centros urbanos, como Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) podem experimentar temperaturas máximas maiores do que o normal.
A chegada da nova onda de calor mantém as temperaturas mais altas no Rio Grande do Sul, estado brasileiro que mais sofreu com o calor extremo em 2025. Das cinco ondas de calor registradas no Brasil neste ano, quatro afetaram o território gaúcho. Para os próximos dias, as projeções indicam a possibilidade de máximas próximas dos 40oC em Porto Alegre, chegando até a 43oC no leste do estado.
A expectativa para março é que o calor se mantenha nesta reta final de verão. Segundo o Climatempo, o próximo mês deverá ser quente na maior parte do Brasil, com marcas acima da média especialmente no centro-leste do país e na região amazônica. O g1 deu mais detalhes da previsão para o mês que vem.
Carta Capital, CNN Brasil, Folha e Globo Rural, entre outros, repercutiram a nova onda de calor no país.