40ºC de temperatura: 3ª onda de calor atinge o RS neste sábado, apontam meteorologistas

Segundo a Climatempo, estado tem previsão de temperaturas altas até a próxima quarta-feira (27).
🌡️ O Rio Grande do Sul passará nos próximos dias pela terceira onda de calor no ano (saiba, abaixo, o que é o fenômeno). É o que aponta a Climatempo, que divulga alerta de grande perigo e grau máximo valendo a partir desde sábado (22).
A onda de calor terá influência na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Há, inclusive, possibilidade de temperaturas batendo recordes em alguns municípios.
Conforme a Climatempo, o pico de calor é esperado para a semana que vem, quando as máximas podem chegar aos 40ºC. Especialmente da região da Fronteira Oeste até o Norte do RS.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/t/qVHzqOTF2MAxkxrR7vAQ/whatsapp-image-2025-02-21-at-09.39.46.jpeg)
Nova onda de calor no RS — Foto: Climatempo
Previsão para os próximos dias
A Climatempo publicou um alerta vermelho, de perigo alto que segue até a próxima quarta-feira (26), com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS e áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo o órgão, as temperaturas devem se elevar gradualmente.
Confira como será o final de semana:
- Neste sábado (22), o sol deve aparecer entre nuvens durante o dia em quase todo o estado, com poucas possibilidades de chuva. A temperatura começa a se elevar.
- No domingo (23), o tempo segue firme em todo o RS. Não há previsão de chuva significativa em nenhuma das áreas. O sol deve aparecer entre nuvens e conduz a elevação dos termômetros. Uma massa de ar quente ganha força no interior do continente e atua sobre o estado. Destaque para as temperaturas significativamente elevadas em áreas das Missões, Planalto, Campanha, Fronteira Oeste e Região Central.
O que é uma onda de calor
Essa já é a terceira onda de calor no RS. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro. A segunda, entre os dias 7 e 12 de fevereiro.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
- No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
- Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duraçã
Conforme a Climatempo, está ocorrendo no RS a intensificação mais recorrente de massas de ar quente que se originam no norte da Argentina e Paraguai e se espalham, avançando sobre o estado. Juntamente com isso, mais horas de sol, dias de céu aberto e também a ausência de chuva ajudam a formar esses fenômenos meteorológicos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/x/HnyU4ZS9KgIzRmRrKM9A/bom-dia-rio-grande-limpo-bdrg-0502-frame-75609.jpg)
Porto Alegre teve temperatura máxima acima dos 37ºC nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/RBS TV
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
Atenção aos sintomas
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
- Aumentar o consumo de água durante todo o dia.
- Usar roupas leves e de cores claras.
- Ficar na sombra sempre que puder.
- Evitar esforço entre 10h e 16h.
- Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
- Usar protetor solar e acessórios de proteção.