Veja quais alimentos evitar na praia para um dia sem imprevistos

O verão chegou com tudo, e nada melhor do que curtir um dia de praia para se refrescar e relaxar. Mas, na hora de escolher o que comer entre um mergulho e outro, é bom ficar atento! Alguns alimentos podem não ser os melhores companheiros para o calor intenso.
Para evitar imprevistos e garantir um dia tranquilo à beira-mar, conversamos com a nutricionista Jussara Pessoa (@prof.jussarapessoa), coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Boa Viagem. Ela destaca a importância de evitar alimentos que estragam facilmente fora da refrigeração, pois o calor favorece a proliferação de bactérias que podem causar intoxicações alimentares.
Alguns alimentos podem causar desconfortos digestivos em dias quentes, como laticínios, leite, iogurtes e queijos cremosos, que apresentam maior risco de contaminação bacteriana. A maionese caseira, feita com ovos crus, é altamente perecível e propensa à contaminação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2024/j/w/N29PDkRBKiSCza72FgAw/maionese-caseira-de-ovos.jpg)
Atenção no cardápio! Veja quais alimentos evitar na praia para um dia sem imprevistos — Foto: Receitas
🦐 Atenção ao consumir frutos do mar
Além disso, frutos do mar crus, como ostras e mariscos, podem estar contaminados com bactérias e parasitas, especialmente em locais com controle sanitário inadequado. Por isso, alguns pratos típicos de praia exigem atenção redobrada para evitar problemas de saúde.
O camarão vendido na maioria das praias deve estar bem cozido e armazenado em condições adequadas, por isso é importante ter cuidado ao consumi-lo. Ostras e mariscos crus devem ser evitados, pois podem causar intoxicações severas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2024/f/Q/CVhlBqToyLnSLnwpBkLA/ostra.jpg)
Atenção no cardápio! Veja quais alimentos evitar na praia para um dia sem imprevistos — Foto: Reprodução/Unsplash
🍉 Aposte em frutas na praia
Saladas com molhos cremosos precisam ser mantidas sempre refrigeradas para evitar a proliferação de bactérias. Outro clássico das praias, o milho com manteiga, quando exposto ao sol por longos períodos, pode se deteriorar e comprometer a segurança alimentar.
“Alimentos gordurosos e fritos dificultam a digestão, provocando sensação de peso, sonolência e mal-estar, o que pode ser desconfortável sob o sol. Além disso, o excesso de gordura, aliado ao calor, pode aumentar o risco de náuseas e indisposição”, disse a nutricionista.
Pensando nisso, Jussara sugere optar por refeições leves, como frutas frescas – melancia, abacaxi e uvas –, castanhas, sanduíches naturais e água de coco, que ajudam a manter a hidratação e garantem mais disposição para curtir o dia na praia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2022/5/A/XhOhwCQbAwbuL2bq3NIg/sanduiche-natural-de-frango.jpg)
Atenção no cardápio! Veja quais alimentos evitar na praia para um dia sem imprevistos — Foto: Receitas
🍻 Bebidas que devem ser evitadas na praia
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas deve ser evitado na praia, pois pode acelerar a desidratação, especialmente sob o sol forte. Refrigerantes e energéticos, por serem ricos em açúcar e sódio, também contribuem para a perda de líquidos e podem causar desconforto gástrico.
Já os sucos naturais, quando mal armazenados e sem refrigeração, fermentam rapidamente no calor, aumentando o risco de contaminação e possíveis problemas digestivos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2023/O/P/JzAH0JSk6hBrnzKxxIHw/como-gelar-cerveja-mais-rapido.jpg)
Como gelar cerveja mais rápido — Foto: Reprodução da Internet/Pexels