Anchor Deezer Spotify

Dia mundial de limpeza de praias, lagoas e rios reúne voluntários no Rio, em Niterói e na Região dos Lagos

Dia mundial de limpeza de praias, lagoas e rios reúne voluntários no Rio, em Niterói e na Região dos Lagos

Neste sábado (14), centenas de voluntários de Rio, Niterói e Búzios se juntarão a outras 35 milhões de pessoas que participarão do mutirão de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas do movimento Clean Up The World em 125 países. No sábado seguinte, dia 21, e no dia 29, um domingo, haverá novas ações na Região dos Lagos. A atividade irá das 9h ao meio-dia, ou das 10h às 13h, dependendo do local (veja a lista no final deste texto).

Este ano o tema é a preservação dos oceanos. Os organizadores distribuem camisetas feitas parcialmente com fibras de garrafas PET, sacolas plásticas recicladas e luvas aos participantes, nos pontos de coleta, para que recolham e reúnam os resíduos encontrados. Tudo é levado depois pelos garis da Clin para reciclagem. A ideia é ter um retrato do que vem sendo descartado pela população para que sirva de alerta sobre os cuidados ambientais necessários.

No Rio, os voluntários vão se encontrar na Tijuca, na Ilha do Governador, em Ipanema, em Copacabana, na Barra, no Recreio e em Sepetiba. Em Niterói, em Itacoatiara e Itaipu. Na Região dos Lagos, os pontos de encontro serão na Praia Rasa, em Búzios, na Praia de Itaúna, em Saquarema, e na Lagoa de Araruama.

Em Niterói, que integra a iniciativa desde setembro de 1998, com apoio da prefeitura, a atividade agora é parte do calendário da Década de Preservação dos Oceanos, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ponto da limpeza todos os anos, a Praia de São Francisco é uma das que mais recebem lixo com as marés. Tradicionalmente, os itens coletados ali são isopor, cotonetes, copos de refrescos, tampinhas, garrafas e até sapatos, de acordo com Andrea Grael, uma das voluntárias da área.

Em apoio ao Dia Mundial de Limpeza, o projeto Conexão Circular reforçará o time para faxinar o Canto de Itaipu. O ponto de encontro será em frente à pousada Camarote, às 9h, com aula de ioga e café da manhã colaborativo, antes do mutirão de limpeza nas areais e no fundo do mar. Para quem quiser se juntar ao grupo, um ônibus cedido pela viação Pendotiba sairá às 8h do Terminal João Goulart, retornando às 11h30.

Veja o cronograma completo da ação
14 de setembro
Rio de Janeiro

Pontos de encontro para ações das 9h às 12h:

Tijuca: Na Praça Sens Peña
Ilha do Governador: Na Praia da Bica
Copacabana: (em frente ao Hotel Hilton, na Avenida Princesa Isabel)
Ipanema: (Barraca do Pelé, em frente à Garcia D´Avila)
Barra da Tijuca: em frente à Barraca do Pepê
Recreio dos Bandeirantes: Praça Tim Maia

Pontos de encontro para ações das 10h às 13h:

Copacabana: no Posto 6
Barra da Tijuca: No Posto 7, com o grupo do Hilton Barra
Lagoa da Tijuca – Ilha da Gigoia, com o grupo do Terrazul
Prainha: Encontro em frente ao Parque Natural da Prainha
Sepetiba: Encontro na Praia de Sepetiba

Niterói

Início às 9h e término às 12h:
Praia de Itacoatiara

Praia de Itaipu
Região dos Lagoa

Início às 9h e término às 12h:

Praia Rasa, em Armação dos Búzios
Manguinhos, em Armação dos Búzios

21 de setembro

Início às 9h e término às 12h:
Monte Alto, na Lagoa de Araruama

29 de setembro

Início às 9h e término às 12h:

Praia de Itaúna, em Saquarema