Anchor Deezer Spotify

OMS revela os 30 vírus e bactérias com maior probabilidade de desencadear a próxima pandemia

OMS revela os 30 vírus e bactérias com maior probabilidade de desencadear a próxima pandemia

Lista atualiza conta com mais que o dobro de patógenos do relatórios anteriores, publicados em 2017 e 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a lista de patógenos com maior probabilidade de de causar a próxima pandemia. O relatório, publicado na semana passada, incluiu mais de 30 vírus e bactérias como a gripe aviária H5N1, o vírus da dengue e o mpox. O número é mais do que o dobro das listas anteriores, publicadas em 2017 e 2018, com cerca de uma dúzia de micróbios.

Olimpíadas: Conheça os 5 suplementos que comprovadamente influenciam no rendimento do esporte (e como age cada um)
Higiene: O triatleta Seth Rider diz não lavar as mãos depois de ir ao banheiro para evitar contrair bactérias na prova no rio Sena: pratica funciona?

A nova lista foi compilada por 200 cientistas de mais de 50 países, após analisarem mais de 1.600 bactérias e vírus. Aqueles classificados como tendo “potencial pandêmico” eram altamente transmissíveis e virulentos – ou capazes de causar doenças graves em humanos. Também foram rotuladas como doenças perigosas aquelas que não contam com vacinas ou tratamentos disponíveis.

Entre os patógenos prioritários estão o grupo de coronavírus conhecido como Sarbecovírus, que inclui o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e o Merbecovírus, que inclui o vírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Outras adições à lista incluem o vírus da varíola dos macacos, que causou um surto global de mpox em 2022 e continua a espalhar-se em zonas da África Central. A OMS incluiu até mesmo o vírus causador da varíola. Embora a doença tenha sido erradicada em 1980, o fato de as pessoas não serem mais vacinadas rotineiramente contra o vírus e, portanto, não se tornarem imunes para ele, uma liberação não planejada poderia causar uma pandemia.

Meia dúzia de vírus influenza A, subtipo que inclui a gripe e a gripe aviária, também estão agora na lista, incluindo o subtipo H5, que provocou um surto em bovinos nos Estados Unidos. Entre as cinco bactérias – todas adicionadas recentemente – estão cepas que causam cólera, peste, disenteria, diarreia e pneumonia.

Especialistas do mundo todo, incluindo do Brasil, dizem que é apenas uma questão de tempo até a próxima pandemia. A urbanização e o desflorestamento impulsionaram o contato entre a vida selvagem e os humanos, enquanto o aumento das viagens internacionais gera novas oportunidades para uma doença encontrar o seu caminho para novas áreas do mundo.

Há também preocupações de que as alterações climáticas possam alimentar um surto, levando à propagação de doenças em novas áreas.

— O processo de priorização ajuda a identificar lacunas críticas de conhecimento que precisam ser abordadas com urgência — diz a médica Ana Maria Henao Restrepo, que lidera a equipa do Plano de P&D para Epidemias da OMS que preparou o relatório, à Nature.

Para muitas das doenças incluídas na lista, apenas casos esporádicos foram diagnosticados. Mas os pesquisadores alertaram que, se adquirissem mutações que os tornassem mais capazes de se espalhar entre as pessoas, poderiam desencadear um surto.

A maioria das doenças é transmitida por carrapatos, morcegos, mosquitos, roedores ou por pessoas – muitas vezes transmitidas por gotículas respiratórias. Para se tornar uma pandemia, um vírus ou bactéria terá de se espalhar entre humanos, ser detectado em todo o mundo e causar doenças.

Os investigadores afirmam que a lista de “patógenos prioritários” ajudará as organizações a decidir onde concentrar os seus esforços no desenvolvimento de tratamentos, vacinas e diagnósticos.

Confira abaixo a lista dos 30 patógenos mais perigosos, segundo a OMS:

Febre de Lassa
Febre Hemorrágica Argentina
Cólera
Praga
Shigelose
Salmonela
Pneumonias
MERS; Vírus Respiratório do Oriente Médio
SARS; Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ebola
Doença de Marburg
Zika
Dengue
Febre amarela
Encefalite do carrapato
Vírus do Nilo Ocidental
Hantavirus
febre hemorrágica Crimean-Congo
Gripe aviária (H1 ao H10)
Gripe suína (H1 to H3)
Vírus Nipah
Febre SFTS
Febre do Vale do Rift
Varíola
Vírus varíola
Mpox
Chikungunya
Encefalite Equina Venezuelana
Patógeno X
Adenovirus
Adenovirus 14
Síndrome mão, pé e boca
Lentivírus
Vírus da doença de Borna
Hepatite C
Hepatite E
HerpesHPVParvovírus