Anchor Deezer Spotify

Cães têm mais capacidade de empatia com a dor humana, diz pesquisa

Cães têm mais capacidade de empatia com a dor humana, diz pesquisa

Em comparação com porcos, cães têm respostas melhores ao choro das pessoas, segundo a revista científica Nature

Um estudo publicado este mês na Animal Behaviour sugere que a habilidade de cães de ter empatia com a dor de humanos é inata, resultado de evolução de séculos na companhia dos tutores. Em comparação com porcos de estimação, cães têm respostas melhores ao choro das pessoas. A informação é do portal da Nature.

A pesquisa testou se qualquer animal domesticado consegue compreender sons universais de emoções humana ou se essa habilidade é peculiar de animais de estimação ou certas espécies. Para isso, especialistas compararam cães com porcos de estimação (Sus scrofa domesticus), em suas reações a sons produzidos por humanos.

A escolha dos porquinhos como grupo de comparação tem a ver com o fato de que, apesar de hoje haver alguns criados desde filhotes como de estimação, porcos foram considerados animais de corte ao longo da história. A intenção, portanto, era verificar se essa percepção de emoções humanas pode ser aprendida ao longo da vida de um pet, apenas por convivência.

O estudo

Os pesquisadores pediram a tutores de cães e porcos em várias partes do mundo que se filmassem na presença dos pets, enquanto tocavam uma gravação com sons de emoções humanas, como choro. Então, contabilizaram as reações dos animais, tais quais latidos de reclamação e orelhas se movendo rapidamente. Uma das autoras, Paula Pérez Fraga,da Universidade Eötvös Loránd (Budapeste) afirmou que cães são ‘muito, muito bons’ em captar o sentido emocional dos sons humanos, como já esperavam.

Os cãezinhos ficavam muito estressados com os sons de choro, mais do que porcos. Por outro lado, os murmúrios incomodaram mais aos porcos.

Apesar de dizerem que ainda são necessários mais estudos, os responsáveis pela pesquisa explicam que o resultado sugere maior habilidade de animais de estimação de perceber emoções humanas do que animais de corte. “Eu esperava que porcos demonstrassem maior percepção, porque são animais muito sensíveis”, avaliou Natalia Albuquerque,etologista cognitiva da Universidade de São Paulo.