Anchor Deezer Spotify

Com público mais longe das ruas, réveillon do Rio gera 50% menos de resíduos este ano

Com público mais longe das ruas, réveillon do Rio gera 50% menos de resíduos este ano

Numa manhã chuvosa como a deste sábado, as areias da Praia de Copacabana ficaram vazias. Poucas pessoas tiveram coragem de enfrentar o céu encoberto e aproveitar o primeiro amanhecer do ano na orla. Mas quem marcou forte presença foram os funcionários da Comlurb, companhia responsável pela limpeza da cidade que concluiu, às 9h, a mega operação em todos os pontos de festejo do réveillon.

Só em Copacabana, foram coletadas 167 toneladas de resíduos. Somando todos os dez pontos de queima de fogos e celebração oficial da prefeitura do Rio, a Comlurb contabilizou 320 toneladas recolhidas — cerca de 50% menor do que o registrado na média histórica.

— Eu saí de casa, em Campo Grande, às 3h40 e estou trabalhando desde às 7h. Comemorei o ano novo com a minha família e nem dormi. Este ano a praia não está tão suja quanto nos anos anteriores, acho que a chuva afastou o público e nos ajudou — previa a gari Rita Aparecida Fonseca, que atuou na limpeza das areias de Copacabana.

Mais de 4 mil garis participaram de ação de limpeza em pontos do Rio
Mais de 4 mil garis participaram de ação de limpeza em pontos do Rio Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo

A operação contou com a Rita e outros 4.371 garis, distribuídos nos dez pontos de queima de fogos: Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio, Praia de Sepetiba, Bangu, Igreja da Penha, Parque Madureira, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos, além de outros trechos da orla (Ipanema, Leblon, São Conrado e Arpoador). O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, supervisionou o planejamento.

— O trabalho de limpeza fluiu com muita tranquilidade. Utilizamos a estratégia de colocar uma grande quantidade de caixas metálicas de 1200 L para que os frequentadores fizessem o descarte correto dos resíduos. Isso agilizou bastante o serviço porque tinha pouco lixo no chão. E a colocação de novos equipamentos, como as dez pás mecânicas, foi fundamental para a rápida conclusão do trabalho.

Na sexta-feira, uma equipe realizou a pré-limpeza em Copacabana com ações em toda a Avenida Atlântica, incluindo calçadão, faixa de areia, pistas e vias de acesso, com remoção de 15,5 toneladas.

De olho na sustentabilidade, 120 garis atuaram exclusivamente na coleta seletiva em Copacabana, e foram colocadas quatro tendas para recebimento de materiais potencialmente recicláveis, gerando uma quantidade de 2,3 toneladas. Outros 12 garis serviram exclusivamente nos postos médicos. Foram instalados 1.985 contêineres pela cidade.