Anchor Deezer Spotify

Purificador remove 99,9% da poeira ultrafina usando neblina

Purificador remove 99,9% da poeira ultrafina usando neblina

Nanogotas que capturam nanopoeira

Cientistas coreanos desenvolveram uma nova tecnologia de purificação de ar à base de água, uma espécie de neblina cujas gotículas em escala nanoscópica capturam até mesmo as partículas de poeira invisíveis.

A técnica combina as nanogotículas de água com uma esponja, com poros também na escala nanométrica, que absorve a água de forma autônoma, sem necessidade de bombeamento ou sucção, permitindo a remoção da poeira sem o uso de filtros, em uma operação silenciosa, segura e de longo prazo.

O dispositivo experimental superou várias limitações dos purificadores de ar convencionais, eliminando a necessidade de troca de filtros, não produzindo ozônio e removendo até mesmo partículas ultrafinas, como PM0,3 (diâmetro de 0,3 micrômetros), que correspondem a cerca de 1/200 da espessura de um fio de cabelo humano.

Além disso, os testes demonstraram uma capacidade de limpeza do ar em um curto período de tempo, alta estabilidade e grande durabilidade, sem perda de desempenho mesmo durante o uso prolongado.

Em uma câmara experimental de 0,1 m3, o dispositivo removeu 99,9% de diversas partículas, na faixa de PM0,3 a PM10, em 20 minutos. Especificamente em relação à poeira mais fina, ele removeu 97% da poeira ultrafina PM0,3, que hoje é muito difícil de eliminar com purificadores de ar convencionais com filtro – e a limpeza foi obtida em apenas 5 minutos.

Purificador de ar sem filtro remove 99,9% da poeira ultrafina

Esquema da tecnologia de nanogotículas e nanoporos para capturar poeira ultrafina.
[Imagem: Jihwan Chae et al. – 10.1002/adfm.202523456]

Purificador de ar sem filtro

A limpeza do ar sem filtros foi obtida pela combinação de duas tecnologias: A eletropulverização de água sem ozônio e as nanofibras higroscópicas, ambas desenvolvidas por pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST).

Dentro do purificador vão um eletrodo de alta tensão, um absorvedor, feito de nanofibras que absorvem água autonomamente, e um polímero com microcanais, que transportam água por ação capilar. Essa estrutura garante uma configuração autossuficiente, na qual a água é fornecida automaticamente sem a necessidade de uma bomba, permitindo uma operação estável e de longo prazo.

Outra vantagem é o gasto mínimo de energia, aproximadamente 1,3 W, o que é inferior ao de um carregador de celular e apenas cerca de 1/20 do consumo dos purificadores de ar convencionais com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Os resultados foram tão positivos que os pesquisadores já fundaram uma empresa para exploração comercial do novo purificador, planejando colocá-lo no mercado o quanto antes.

Bibliografia:

Artigo: Self-pumped Hygroscopic Nanofiber Emitter for Ozone-free Water Electrospray-based Air Purification
Autores: Jihwan Chae, Yujang Cho, Jiyeon Yu, Sungyoon Woo, Seongcheol Ahn, Changhoon Ahn, Mingyu Sagong, Euichul Shin, Jinyoung Choi, Seung S. Lee, Il-Doo Kim
Revista: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.202523456